Nesta semana os clubes que integram a primeira divisão do futebol paulista foram autorizados a voltar aos treinamentos. Os clubes das séries A2 e A3 ainda não. A decisão, porém, vai contra o que pensa o técnico do Comercial, Fahel Júnior.
Para o comandante alvinegro, os clubes de futebol já deveriam ter retomado as atividades há pelo menos um mês atrás. A justificativa do treinador é de que o ambiente esportivo é mais seguro que outros lugares que os atletas possam frequentar.
“É o momento sim. Tenho uma opinião de que há um mês já deviam ter retomado pelo menos os treinos, até porque o ambiente do esporte que vivemos ali no clube é muito mais seguro que outros ambientes que muitos atletas possam estar indo. Agora temos os exames, temos os testes, tem a higienização dentro do clube, então não sei para que tanta polêmica, tanta discussão em torno disso”, afirmou Fahel.
“A volta do campeonato é uma coisa a ser mais estudada, especialmente pela condição dos atletas, já que tem que se dar um tempo para que eles possam se condicionar. Agora precisamos esperar o que será decidido entre a federação e os governos municipais”, concluiu.
Volta proibida
Apesar da vontade do treinador, por hora, não será possível voltar a trabalhar com normalidade em Ribeirão Preto. A cidade está na fase vermelha do Plano São Paulo – etapa que permite apenas o funcionamento de atividades consideradas essenciais.
O Governo do Estado autorizou o retorno dos treinos, mas não em cidades que estão na fase vermelha. A Secretaria de Esportes do Estado afirmou que as prefeituras tem autonomia para autorizar. Porém, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB) afirmou que vai seguir o que o Governo Estadual recomendou.