Escolhido para comandar o Botafogo em 2022, o técnico Leandro Zago já trabalha na montagem do elenco, mas ainda não foi apresentado oficialmente. Em entrevista concedida ao canal Edu Lima 11, numa rede social, o treinador avaliou o grupo do Pantera no Paulistão.
Para ele, devido à forte concorrência com Palmeiras, Ituano e Mirassol, o “normal”, seria o Botafogo não se classificar para a próxima fase. Entretanto, segundo Zago, o trabalho já vai começar com a oportunidade de ficar marcado na história da competição.
“Estamos num grupo que para se classificar vai ser muito difícil. Temos o campeão da Libertadores, o campeão da Série C e o Mirassol, que é um time que tem uma grande estrutura e que costuma fazer ótimas campanhas no Paulistão. Olha a motivação que temos para fazer história. Temos que pensar assim, porque olhando para os adversários, hoje, teoricamente o normal é não nos classificarmos. Talvez a gente não seja favorito para passar de fase no grupo. Classificar neste grupo é um baita desafio e é isso que nós vamos ter que mentalizar”, afirmou o treinador.
Com apenas 40 anos de idade, Zago é um treinador da nova geração. Com apenas uma experiência comandando um time profissional no currículo, no Joinville, o técnico sabe que será questionado no Tricolor.
“Eu sempre sou questionado, fui questionado no Joinville e vou ser questionado no Botafogo sobre a questão da experiência. A experiência é um fator importante, mas é um fator. Senão, todos os treinadores que estão no topo teriam 70 anos. É um fator, mas chega um momento que aumentar a idade não vai fazer o cara melhorar mais. Eu não posso falar que sou um cara experiente, porque eu ainda não sou, mas eu vou chegar lá. Agora, motivação, conhecimento, busca por informação e trabalho, garanto que não vai faltar”, disse Zago.
Para iniciar seu trabalho, Leandro Zago terá uma diferença importante em relação aos outros técnicos que deram o pontapé na temporada no Botafogo. Um elenco menos desmontado. Apostando na sequência, o Tricolor manteve mais jogadores e fará contratações pontuais como a do volante Tárik, que já aparece no BID como reforço botafoguense.
A reapresentação está marcada para o dia 15 de dezembro. Nesta data, o Pantera deve confirmar mais reforços para o ano de 2022. A estreia no Paulistão é no dia 26 de janeiro, diante do Santo André, no estádio Santa Cruz.