O Ministério do Turismo empenhou verba de R$ 850 mil para a reforma do Teatro de Arena Jaime Zeiger, um dos cartões postais de Ribeirão Preto, no Morro do São Bento. O dinheiro será usado para as obras de revitalização e modernização do espaço cultural, que nos últimos anos foi alvo de depredação e furtos. Recentemente, voltou a receber eventos, como a final do concurso de bandas do Festival João Rock.
A verba será liberada graças à intervenção do deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP). Ele esteve reunido com o ministro Vinicius Lummertz e foi informado sobre o empenho. Assim, o dinheiro está garantido. O próximo passo será agendar uma visita do titular do MTur a Ribeirão Preto. A ideia é promover uma solenidade no Palácio Rio Branco.
O evento deve contar com a participação do deputado Baleia Rossi e do ministro Vinicius Lummertz, do prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), dos secretários Edmilsom Domingues (Turismo) e Isabella Pessotti (Cultura) e vereadores, além de outras autoridades e da comunidade cultural da cidade.
A verba será liberada atendendo a um pedido especial feito pelo vereador Alessandro Maraca (MDB), que era secretário municipal da Cultura quando ocorreu a última grande reforma no Teatro de Arena, em 2014. O emedebista promoveu vários eventos no local, inclusive o tradicional Festival Arena Blues.
A partir da assinatura do convênio, a prefeitura poderá abrir a licitação para contratação da empresa responsável pela reforma. Mas terá de seguir alguns trâmites: apresentação de plano de trabalho, documentação de contrapartida, declarações, documentação técnica de engenharia e social e outros tópicos.
Alvo de uma reforma de R$ 1,3 milhão entre 2012 e 2013, o Teatro de Arena foi vítima de inúmeros furtos de fiação elétrica e acabou interditado em agosto de 2016. Nesse período, até o elevador destinado para pessoas com necessidades especiais foi furtado. Vândalos também levaram torneiras, maçanetas, mobiliário, peças de louça e até o painel de controle da energia elétrica.
Depois da reforma, o local foi reformado e aberto ao público em 2014, quando contou com 27 apresentações diversas. O mesmo aconteceu no ano posterior, quando foi fechado. A reabertura aconteceu quando Maraca ocupava o cargo de secretário de Cultura.
O Teatro de Arena vai completar 50 anos em 2019. Foi inaugurado em 1969, idealizado e construído por Jaime Zeiger numa meia-encosta, em uma área de aproximadamente seis mil metros quadrados. Zeiger realizou pesquisas em vários países da Europa e Oriente Médio para a escolha do local ideal: topografia que favoreceria a qualidade acústica do teatro.
Foi o primeiro teatro de arena construído no interior do Estado de São Paulo. A peça “Antígona” (de Sófacles) foi o primeiro espetáculo teatral apresentado no espaço cultural. Em 1980,o local ganhou o nome de seu idealizador, Jaime Zeiger. Em 1986, 17 anos depois da abertura, passou pela primeira grande reforma. O espaço foi reinaugurado um ano depois,em 1987, com show de Jorge Mautner e Nelson Jacobina.
Também já passaram pelo palco do Arena nomes como Gilberto Gil, Vinicius de Morais, João Gilberto, Novos Baianos, Cartola e Os Mutantes. O último nome de peso a se apresentar no local foi Paulinho da Viola, em 2015. A arquibancada do Arena possui 15 degraus e abriga duas mil pessoas sentadas. Até a reforma em 2013, o palco era cercado por um fosso d’água. Após a intervenção, o local foi preenchido com pedras brancas.