O recém reformado Teatro Bassano Vaccarini da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) é palco do espetáculo “Piazzolla in Concert”, nesta sexta-feira (27), com a acordeonista Gilda Montans, a pianista Glória Machado e participação especial de André Bordini (violinista). A apresentação será às 20h, com entrada gratuita e assentos por ordem de chegada.
Para esta homenagem ao compositor argentino, as instrumentistas selecionaram nove composições: “Tango Appassionato”, “Oblivion”, “Quatro Estações Portenhas”, “Años de Solitude”, “Milonga del Angel”, “La Muerte del Angel”, “Calambre”, “Adios Nonino” e “Libertango”. “Pensamos num repertório que reunisse músicas mais populares e conhecidas, e algumas novas, proporcionando ao público a experiência de maior aprofundamento na obra de Piazzolla, por quem sou encantada e tinha vontade de fazer esse show há muito tempo”, pontua Gilda Montans.
Com mais de 60 anos de carreira musical, além de tocar acordeon, Gilda Montans é compositora e arranjadora, graduada em Instrumento, Educação Artística e Educação Musical pela Unaerp e mestra e Pedagogia Musical pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Ao lado da também acordeonista Meire Genaro, gravou três CDs, um DVD e fez três turnês pela Itália. É autora do hino de Altinópolis, sua cidade natal.
A pianista Gloria Machado, que acompanha Gilda no espetáculo, foi solista da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Durante o período em que morou nos Estados Unidos, estudando na The Catholic University of America, apresentou-se com o Quinteto Brass’il e participou, como solista e em duo, de apresentações da pianista norte-americana Marilyn Neeley. Foi professora do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e atualmente atua como solista e camerista.
Astor Piazzola
Portador de grande talento, Piazzolla foi um compositor que mesclou formas e alcançou uma nova estética musical contemporânea. Participou ativamente da vida musical de Buenos Aires com seu Bandoneon , antes de partir para a França para estudar composição com a grande mestra, Nadia Boulanger. A partir daí, passou a compor misturando o tango tradicional com nuances de jazz e técnicas eruditas da música clássica.
Ao incorporar o jazz e a música clássica ao tango, Astor Piazzolla tornou-se referência mundial com suas composições inusitadas e inovadoras, que deram um toque de sofisticação ao tradicional ritmo portenho, revolucionando seus conceitos e alcançando uma nova estética musical contemporânea.
Serviço
O que: Espetáculo “Piazzolla in Concert”, com Gilda Montans e Gloria Machado – com o convidado especial André Bordini
Data e horário: 27/09 (sexta-feira) | 20h
Local: Teatro Bassano Vaccarini, na Unaerp (avenida Costábile Romano, 2201)
Acesso: gratuito, com assentos por ordem e chegada