Cerca de 88.1000 mil clientes da CPFL Paulista já recebem a Tarifa Social, que garante descontos de até 65% a consumidores de baixa renda, nas cidades atendidas na região de Ribeirão Preto. No entanto, esse número poderia chegar a 160.655, já que outras 72.555 famílias são elegíveis ao benefício (45,16%), segundo estimativa da concessionária.
A adesão dos clientes ao programa é automática e feita pela própria CPFL, mas dados divergentes e desatualizados no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal, podem inviabilizar a qualificação e o recebimento do benefício. Em Ribeirão Preto, 13.045 famílias estão cadastradas, mas poderia chegar a 31.588 moradias, déficit de 18.543 (58,70%).
Na região são 88.100, o equivalente a 54,84% das 160.655 com requisitos pára aderir não programa. O diretor comercial das distribuidoras CPFL Energia, Gustavo Uemura, explica que a inclusão é feita pelo cruzamento dos registros dos clientes no sistema da empresa com os do CadÚnico, que concentra os beneficiários dos programas sociais federais.
Assim, para que a identificação dos elegíveis ao desconto seja possível, as informações precisam ser idênticas em ambos os bancos de dados. “Pode acontecer do nome não estar escrito da mesma forma nas duas plataformas, ou o consumidor ter um endereço no cadastro do governo e outro no da CPFL. Essas são algumas das divergências que impedem a inserção imediata do cliente na Tarifa Social”, comenta Uemura.
A CPFL Paulista também busca ativamente os clientes que cumprem os requisitos para receber o abatimento nas contas de energia, para que o programa contemple mais famílias. Por meio de campanha nas redes sociais, nos canais de atendimento e via e-mail, a concessionária divulga os critérios da Tarifa Social.
Também traz a lista do que é necessário para ser cadastrado de forma automática e passar a receber o benefício. “Atuamos em várias frentes para que os clientes que tenham direito a esse desconto efetivamente o recebam, pois é um percentual que pode fazer diferença no orçamento de muitas famílias”, afirma o diretor comercial.
Números de clientes da CPFL em junho de 2024
Cidades | Total Cadastrado | Potencial |
Ribeirão Preto | 13.045 | 31.588 |
Franca | 12.662 | 19.333 |
Sertãozinho | 5.327 | 9.100 |
Barretos | 3.404 | 6.639 |
Jaboticabal | 3.724 | 6.250 |
Bebedouro | 2.995 | 4.870 |
Olímpia | 2.753 | 4.434 |
Batatais | 2.254 | 4.110 |
Barrinha | 2.397 | 3.951 |
Serrana | 1.974 | 3.771 |
Jardinópolis | 1.877 | 3.412 |
Pontal | 1.472 | 2.954 |
Miguelópolis | 1.380 | 2.918 |
Cravinhos | 1.457 | 2.799 |
Ituverava | 1.596 | 2.775 |
Pitangueiras | 1.449 | 2.554 |
Guaíra | 1.469 | 2.514 |
Morro Agudo | 1.648 | 2.506 |
São Joaquim da Barra | 1.520 | 2.374 |
Guariba | 1.491 | 2.360 |
Cajuru | 1.068 | 2.116 |
Monte Alto | 1.113 | 1.937 |
Igarapava | 1.086 | 1.898 |
Altinópolis | 1.023 | 1.777 |
Brodowski | 974 | 1.705 |
Pedregulho | 820 | 1.627 |
Serra Azul | 720 | 1.624 |
Orlândia | 963 | 1.613 |
Santa Rosa de Viterbo | 958 | 1.592 |
Pradópolis | 699 | 1.316 |
Ipuã | 920 | 1.307 |
Patrocínio Paulista | 686 | 1.296 |
Severínia | 640 | 1.209 |
Monte Azul Paulista | 584 | 1.189 |
Luís Antônio | 686 | 1.060 |
Guaraci | 612 | 1.053 |
São Simão | 536 | 968 |
Viradouro | 567 | 906 |
Colina | 509 | 839 |
Colômbia | 355 | 803 |
Itirapuã | 469 | 800 |
Cajobi | 514 | 767 |
Guatapará | 431 | 723 |
Santo Antônio da Alegria | 473 | 714 |
Dumont | 352 | 683 |
Restinga | 346 | 652 |
Ribeirão Corrente | 312 | 606 |
Taiaçu | 359 | 558 |
Jaborandi | 301 | 553 |
Buritizal | 343 | 540 |
Cristais Paulista | 326 | 514 |
Vista Alegre do Alto | 268 | 514 |
Sales Oliveira | 306 | 511 |
Aramina | 236 | 494 |
Nuporanga | 239 | 427 |
Jeriquara | 254 | 426 |
Pirangi | 208 | 419 |
Terra Roxa | 240 | 392 |
Rifaina | 145 | 362 |
Taiúva | 208 | 335 |
Cássia dos Coqueiros | 102 | 193 |
Santa Cruz da Esperança | 81 | 146 |
Taquaral | 87 | 141 |
Embaúba | 87 | 138 |
REGIONAL | Total Cadastrado | Potencial |
88.100 | 160.655 |