O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi submetido a uma cirurgia nesta terça-feira, 28 de março, para retirada de um cálculo renal, em Londres. Segundo nota divulgada no site oficial do Palácio dos Bandeirantes, a cirurgia correu bem e ele teve alta ontem mesmo.
Crise renal
O governador está bem e segue em acompanhamento médico. Tarcísio de Freitas precisou cancelar sua agenda oficial pela Europa devido a uma crise nos rins durante os compromissos internacionais. Em seu lugar, o secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, está representando o governador nos encontros programados para esta semana, em Madri e Paris.
A nota ainda cita que a participação do governador nos demais compromissos depende de avaliação e recomendação médica. O encontro desta quarta-feira (29), em Paris, será conduzido por Lucas Ferraz. Segundo o governo, o objetivo da viagem pela Europa é atrair investimentos para o Estado e apresentar o portfólio de parcerias público-privadas e privatizações a CEOs, empresários e fundos de investimento interessados em consolidar negócios na capital paulista.
A agenda do governador incluía encontros com autoridades espanholas e francesas, além de um “roadshow” com empresas locais. Antes do anúncio do afastamento de Tarcísio de Freitas, o secretário Lucas Ferraz já havia participado de um almoço com representantes do setor financeiro na embaixada brasileira e de um debate com bancos, fundos de investimento e empresas na sede europeia da Bloomberg.
Covid-19
Em fevereiro, Tarcísio de Freitas havia sido diagnosticado com covid-19. Teve sintomas leves da doença e estava sendo acompanhado pelo infectologista Esper Kallás. O governador seguiu despachando em home office, cumprindo todos os protocolos para garantir a segurança de sua equipe.
O governador de São Paulo vai virar cidadão ribeirão-pretano. Projeto de decreto legislativo propondo a concessão da honraria foi aprovado na Câmara de Vereadores em fevereiro. Foram 18 votos a favor. Ele é natural do Rio de Janeiro e nunca antes na história deste país havia morado em São Paulo até ser lançado candidato ao Palácio dos Bandeirantes. Engenheiro civil, Tarcísio de Freitas tem 47 anos e foi eleito governador no ano passado.
Currículo
Ex-ministro de Infraestrutura no governo Jair Bolsonaro (PL), foi diretor executivo e geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) durante o governo Dilma Rousseff (PT). No segundo turno das eleições de 2022, somou 55,27% (13.480.190) dos votos válidos, ante 44,73% (10.908.972) do adversário, o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do PT.
Em Ribeirão Preto, Tarcísio de Freitas obteve 195.812 votos, 59,56% dos válidos, enquanto Fernando Haddad conquistou 132.947 votos, ou 40,44%. Brancos somaram 12.340 (ou 3,38%) e nulos 24.779 (6,77%), segundo dados consolidados do Tribunal Superior Eleitoral.
No primeiro turno o republicano recebeu 9.881.995 votos, o que representa 42,32% dos válidos, e o petista conquistou 8.337.139 dos votos, ou 35,70%. Em Ribeirão Preto, Tarcísio de Freitas obteve 150.509 votos (48,52%), seguido por Fernando Haddad com 99.818 votos (32,18%) em 2 de outubro.