Tribuna Ribeirão
Política

Tapa-buracos – Legislativo faz 330 pedidos em um mês

No mês de junho, a Câmara de Vereadores encaminhou para a prefeitura de Ribeirão Preto cerca de 15 solicitações diárias de tapa-buracos ou recapea­mento para os mais diferentes bairros da cidade. Os pedidos foram feitos através de requeri­mentos ou indicações, manei­ras encontradas pelo Legislativo para oficializar as reclamações da população que procuram os parlamentares pessoalmente, por telefone ou através das redes sociais. A média foi obtida con­siderando os dias úteis.

Segundo levantamento feito pelo Tribuna no Portal da Câ­mara Municipal, foram totali­zados 330 requerimentos e indi­cações deste tipo. Os vereadores que mais utilizaram deste ins­trumento, neste período, foram Orlando Pesoti (PDT), com 93, e Jean Corauci (PDT), com 70 solicitações. Corauci afirma que essa é uma forma de dar ao mu­nícipe uma resposta oficial do que a prefeitura fez em relação ao seu pedido.

“Recebo muitas reclamações da população e tenho trabalha­do para resolver estes proble­mas”, explica o parlamentar. Ele lembra ainda que envia requeri­mentos e indicações para outras reivindicações e ou quando en­caminha sugestões ao Executi­vo. Pesoti também apela a essas ferramentas para oficializar a cobrança e também para ter um documento que comprove ao munícipe que sua reivindicação foi repassada aos setores compe­tentes.

“Utilizo estes instrumen­tos para oficializar todas as reivindicações”, explica. Pesoti diz ainda que, quando o pro­blema não é resolvido, reenvia a solicitação para a prefeitura. A quantidade de solicitações dos vereadores tem dado mui­to trabalho para a única fun­cionária da Assessoria Técnica Legislativa (Astel), setor da administração que compila as demandas e responsável por dar o encaminhamento dos re­querimentos e indicações. Isso porque existe todo um trâmite oficial a ser obedecido.

No caso dos requerimen­tos, além do Executivo ser obrigado a responder, existe um prazo legal de 15 dias para que isso aconteça. Outra exi­gência é que para cada docu­mento recebido a Astel monte um processo onde constará todo o caminho percorrido e as respostas dadas pela prefei­tura. Já em relação às indica­ções, elas são encaminhadas para a Secretaria Municipal de Governo, que as repassa para os setores com os quais o pedido está relacionado. Posteriormente a resposta é encaminhada para a adminis­tração, que dá o retorno ao ve­reador. Nesse caso não existe prazo legal para a resposta.

Sem indicações
Na contramão dos parla­mentares que utilizam os reque­rimentos e as indicações, alguns vereadores preferem fazer suas reivindicações por outros meios. É o caso de Maurí­cio Vila Abranches (PTB), para quem os custos e a burocracia para a tramitação dos docu­mentos inviabilizam estes pro­cedimentos quando o assunto são serviços como tapa-buracos e vazamentos de água e esgoto. Neste caso, ele prefere utilizar os canais de comunicação disponi­bilizados pela prefeitura.

“Quando o munícipe pede o serviço de tapa-buracos, normalmente ele já pede com urgência, desta forma minhas solicitações são feitas por meio do Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM, telefone 156) ou mesmo pelo aplicativo Fala Cidadão”, afirma. Com o nú­mero do protocolo em mãos, o vereador garante que tem como cobrar a resposta e repassá-la posteriormente ao munícipe. Nem a prefeitura, nem a Câma­ra de Vereadores informaram o custo operacional de um reque­rimento ou indicação.

Requerimentos e indicações
São instrumentos de traba­lho do vereador. Por meio de­les os parlamentares solicitam informações ou a realização de serviços para o prefeito. A diferença entre os dois é que o chefe do Executivo pode ou não aceitar a sugestão feita na indicação. Já em relação ao re­querimento, a administração municipal tem que encami­nhar uma resposta ao vereador em, no máximo,15 dias úteis.

Postagens relacionadas

Câmara aprova projeto da segurança

Redação 1

Prefeitura vai terceirizar parques

Redação 1

Longe das ruas, MBL negocia candidatura com três partidos em São Paulo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com