O Botafogo está vivo na Série B. O Tricolor venceu a Ponte Preta com o placar de 2 a 1 na noite desta terça-feira (8) e conseguiu respirar um pouco na tabela de classificação. Wellington Tanque e Guilherme Romão marcaram para o Pantera. João Veras descontou para a Macaca.
Com o resultado, o Botafogo segue na 19ª colocação, com 23 pontos. Apesar de ainda seguir em situação difícil, o Tricolor conseguiu ficar mais próximo dos seus adversários na briga contra o descenso.
Mais do que jogar bem, o Tricolor precisava vencer e isso aconteceu. O triunfo da moral, principalmente para o duelo com o Náutico, no domingo, que é um concorrente direto na briga.
Alegria para Wellington Tanque, que fez o gol da vitória e, talvez, sua última partida com a camisa do Botafogo, já que seu contrato se encerra no próximo dia 10 e o jogador ainda não chegou a um acerto para renovação com o clube.
O Jogo
Precisando desesperadamente da vitória, o Botafogo foi para cima desde o primeiro minuto. Logo de cara, aos 2 minutos, Rafinha acertou bom chute e exigiu ótima defesa do goleiro Igor Vinhas.
O Pantera seguiu em cima e foi coroado com o gol aos 9 minutos. Após confusão na área, Guilherme Romão aproveitou o rebote, invadiu a área, cortou para dentro e bateu de perna direita, no cantinho, sem chances para Vinhas.
Depois do gol, a Ponte Preta subiu suas linhas de marcação e empurrou o Botafogo para o campo de defesa. Com mais posse de bola, a Macaca passou a controlar as ações e chegar mais perto do gol defendido por Darley.
Apesar de mais perigoso e criando algumas situações ofensivas, a Ponte Preta não conseguiu criar nenhuma chance real de gol da primeira parte do confronto no Santa Cruz.
Aos 46 minutos o Botafogo sofreu uma baixa importante. O atacante Rafinha, um dos poucos destaques do Botafogo na competição, sentiu uma lesão muscular e precisou ser substituído. Ronald entrou na partida.
Atrás no placar, a Ponte voltou com duas alterações e pressionando o Botafogo. Aos 5 minutos, Oyama soltou o pé de fora da área e a bola passou raspando a trave do gol de Darley.
A Ponte chegou novamente aos 17 minutos. Camilo bateu falta pela esquerda. Moisés desviou e a bola passa com perigo, próxima a trave esquerda de Darley.
A pressão da Macaca surtiu efeito e o empate veio aos 19 minutos. Apodi recebeu pelo lado direito, levou para o fundo e cruzou na medida, na cabeça de João Veras, que testou firme para o fundo da rede e deixou tudo igual no marcador.
Aos 29 minutos, tentando dar mais vida ao setor ofensivo do Botafogo, Moacir Júnior sacou Wesley e Matheus Anjos e colocou no jogo Cássio Ortega e Bady.
Na sequência, aos 31 minutos, Val arriscou do meio da rua e a bola explodiu na trave do gol defendido por Igor Vinhas.
O Botafogo seguiu em cima da Ponte e foi coroado com o segundo gol aos 41 minutos. Bady bateu escanteio na área, Wellington Tanque subiu livre e testou com força para o fundo da rede. O gol garantiu o triunfo do Tricolor na partida.
