A caminhada do São Francisco Saúde/Vôlei Ribeirão em busca do acesso para a Superliga B está traçada. A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou a fórmula de disputa e toda a tabela da Taça Prata 2017, competição nacional que garante acesso a uma das principais ligas do voleibol nacional.
Na primeira fase, o Vôlei Ribeirão jogará diante de Conceição de Mato Dentro, de Minas Gerais, e Super Vôlei Santo André, de São Paulo. Se vencer as duas partidas e ficar em primeiro lugar no Grupo B, já terá o acesso garantido para o segundo nível do vôlei brasileiro.
Se ficar em segundo lugar, disputará a vaga contra o segundo colocado do Grupo A, composto por Itapetininga (SP), São José Vôlei (SP) e Nilton Lins (AM). Todos os jogos serão disputados no Ginásio Ayrton Senna da Silva, em Itapetininga, de 24 a 28 de outubro.
“Estamos preparados para buscar o acesso à Superliga B. O Pacheco [Marcos, técnico] tem feito um excelente trabalho para colocar Ribeirão Preto nas competições nacionais de alto nível”, avalia o supervisor Dado Baptista. Os paranaenses Palmas Voleibol e Foz do Iguaçu desistiram de disputar a Taça Prata, que passou a ficar com seis times divididos em dois grupos de três.
Ribeirão Preto folgará na primeira rodada e estreará diante do Conceição de Mato Dentro (MG) no dia 25 de outubro, às 18h. No dia seguinte, também às 18h, enfrentará o Santo André – o Vôlei Ribeirão já venceu o time do ABCD nesta temporada, pelo Campeonato Paulista, na Cava do Bosque.
A Taça Prata foi disputada em 2016 pela primeira vez. Com sede no Rio de Janeiro, sete times estiveram na disputa – nenhum de São Paulo – e quatro deles subiram para a Superliga B: Sesc (RJ), Montecristo (GO), Rádio Clube/Campo Grande (MS) e Jaó (GO).
O Vôlei Ribeirão conta com patrocínios da São Francisco Saúde, Sicoob e Raízen, e apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Fórmula Academia, Clínica Collucci e Muraca Sports.
Além do lado esportivo, a equipe tem caráter social. Os ingressos dos jogos em casa são trocados por alimentos ou produtos que são destinados ao Fundo Social de Solidariedade. O projeto consiste ainda em inclusão social por meio do esporte.
GRUPOS E JOGOS DA TAÇA PRATA
GRUPO A
Itapetininga (SP)
São José Vôlei (SP)
Nilton Lins (AM)
GRUPO B
Vôlei Ribeirão (SP)
Santo André (SP)
Conceição de Mato Dentro (MG)
TABELA DA 1ª RODADA
Terça-feira, 24 de outubro
Às 18h: São José Vôlei (SP) x Vôlei Amazonas/Nilton Lins (AM)
Às 20h30: Super Vôlei Santo André (SP) x Conceição de Mato Dentro (MG)
TABELA DA 2ª RODADA
Quarta-feira, 25 de outubro
Às 18h: Vôlei Ribeirão (SP) x Conceição do Mato Dentro (MG)
Às 20h30: Itapetininga (SP) x Vôlei Amazonas/Nilton Lins (AM)
TABELA DA 3ª RODADA
Quinta-feira, 26 de outubro
Às 18h: Vôlei Ribeirão (SP) x Super Vôlei Santo André (SP)
Às 20h30: Itapetininga (SP) x
São José Vôlei (SP)
FINAIS
Sábado, 28 de outubro
Às 16h: 2° colocado do Grupo A x 2° colocado do Grupo B (3° Lugar)
Às 18h30: 1° colocado do Grupo A x 1° colocado do Grupo B (final)