Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Suspeita de coronavírus retém casal de RP em navio na Itália

 

O ex-secretário municipal de Planejamento e Gestão Pública de Ribeirão Preto, Ruy Salgado Ribeiro, que ocupou o cargo entre janeiro e agosto de 2017, no primeiro ano de mandato do prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), postou mensagem nas redes sociais informando que ele e a esposa Graça estão retidos a bordo do navio Costa Smeralda por causa de dois casos suspeitos de coronavírus. Estão sendo monitoradas duas pessoas de Hong Kong que podem ter sido infectadas pelo vírus 2019-nCoV.

O Costa Smeralda está no porto de Civittavechia, na costa da Itália, e ninguém entra ou sai do navio. “Até mesmo as pessoas que vão descer e moram aqui estão presas no navio. A vida a bordo segue normalmente, os passageiros estão tranquilos e muito bem tratados pela Costa Cruzeiros. Estamos aguardando o resultado dos exames dos pacientes. O prejuízo foi o cancelamento de uma excursão para Roma. Podem ficar tranquilos que não levaremos  o vírus  para Ribeirão Preto. Vamos ficar mais algum tempo aqui na Europa (de quarentena!)”, diz o texto.

Cerca de sete mil pessoas estão bloqueadas no navio da Costa Cruzeiros em Civitavecchia, a 80 quilômetros de Roma, capital da Itália. A turista chinesa apresentou febre e dificuldades respiratórias.  A mulher, que viaja com o marido, é proveniente de Hong Kong e chegou na Itália via Milão, em 25 de janeiro.

O casal está em isolamento no hospital de bordo do navio e é acompanhado por médicos do Instituto Lazzaro Spallanzani, especializado em doenças contagiosas. Os especialistas fazem exames para descobrir se os chineses contraíram o novo coronavírus (2019-nCoV), que já causou 213 mortes na China e infectou mais de 9.700 pessoas. Há ainda mais de 15 mil casos suspeitos no país.

As outras sete mil pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, foram impedidas de descer do transatlântico por enquanto. O roteiro do navio já incluiu Marselha, na França, Barcelona e Palma de Mallorca, na Espanha, e Savona, na Itália. “Estamos aguardando para conhecer o resultado das verificações ainda em curso, mas tudo que precisava ser feito foi feito. A situação está sob controle, e não há motivos para preocupações a bordo”, diz o comandante da Guarda Costeira na região do Lazio, Vincenzo Leone.

O 2019-nCoV é similar ao coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), doença que matou quase 800 pessoas no início do milênio, e provoca febre, tosse e dificuldades para respirar. Já são 21 países com mais de 120 casos registrados. Além da própria China, estão com infectados Estados Unidos, Canadá, Austrália, Camboja, França, Alemanha, Japão, Malásia, Nepal, Sri Lanka, Cingapura, Tailândia, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Vietnã, Finlândia, Índia, Filipinas, Itália e Suécia.

Ruy Salgado Ribeiro e a esposa Graça – Foto Arquivo Pessoal

Postagens relacionadas

CCJ: táxi acessível deve ser arquivado

Redação 1

Geleira na Patagônia chilena se rompe com aquecimento nos Andes

Redação 1

PUBLICIDADE: Queen EXPERIENCE In Consert

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com