O Sistema Único de Saúde está oferecendo um novo tratamento para quem sofre de anemia por deficiência de ferro. É com o remédio ferripolimaltose, que acaba de ser incluído na Rede SUS.
Com a chegada do medicamento, o paciente com intolerância ao sulfato ferroso poderá fazer o tratamento sem os efeitos desejados, como dores de estômago e náuseas.
A anemia é um problema de saúde grave, causado pela falta de ferro, tão essencial no organismo para produzir as células do sangue e garantir que o oxigênio chegue a todas as partes do corpo. Mas, quando os níveis de ferro estão baixos, a pessoa pode sentir cansaço extremo, fraqueza, falta de ar e até dificuldades de concentração.
A anemia por deficiência de ferro afeta a saúde de crianças e mulheres em fase pré-menopausa e atinge principalmente pessoas de baixa renda. Isto porque muitas vezes não conseguem garantir uma alimentação adequada em ferro.
A doença é uma das condições nutricionais mais comuns no mundo e atinge 30% da população. No ano passado, o Ministério da Saúde gastou mais de R$ 326 milhões em internações decorrentes de anemia em hospitais públicos no país.