A partir de terça-feira, 12 de setembro, e durante 15 dias, o vereador Alessandro Maraca (MDB) será substituído na Câmara de Ribeirão Preto pelo primeiro suplente do partido, o economista Luis Antônio da Silva, conhecido como Luizinho. O titular pediu licença para tratar de assuntos particulares.
Ex-integrante do governo Dárcy Vera, Luizinho obteve 1.598 votos nas eleições de 2020. No governo da ex-prefeita ele foi superintendente da Fundação Hospital Santa Lydia. Também comandou o Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários (Sassom) e o Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM).
Outro vereador do MDB, Igor Oliveira, também deverá se afastar do mandato nas próximas semanas. Entretanto, o período ainda não foi protocolado no Legislativo. No lugar dele assumirá o terceiro suplente do partido, o odontologista e servidor municipal Carlos Oliveira.
Conhecido como Dr. Carlão do NGA, foi gerente do Núcleo de Gestão Assistencial da rua Minas, nos Campos Elíseos, por 15 anos, tendo se aposentado em agosto de 2022. Nas últimas eleições municipais, teve 1.398 votos.
Ele assumirá o cargo porque o segundo suplente da legenda, o ex-vereador Marinho Sampaio, atual presidente do Diretório Municipal do MDB em Ribeirão Preto, desistiu da cadeira. O Tribuna apurou que os licenciamentos de Maraca e Oliveira foram negociados para permitir que os suplentes possam ganhar visibilidade política.
Assim, terão mais chances nas próximas eleições, previstas para de outubro de 2024. A ideia é, que durante o curto mandato, consigam apresentar propostas que os tornem mais conhecidos da população. Maraca deve retornar ao cargo ainda em setembro.