O essencial setor supermercadista paulista fechou 2021 com um saldo de 23.309 postos de trabalho gerados ao longo do ano. O número representa 14,6% das mais de 159 mil vagas criadas entre janeiro e dezembro do ano passado em todo o comércio do estado de São Paulo.
O levantamento é da Associação Paulista de Supermercados (Apas), com base em dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. O saldo de postos gerados pelos supermercados de São Paulo se manteve positivo entre fevereiro e dezembro do ano passado.
Foi influenciado pela abertura de novas lojas, principalmente de atacarejo. O pico ocorreu em novembro, quando foram criadas mais de seis mil posições de trabalho, reflexo das contratações de fim de ano, principalmente para os cargos de caixa e repositor. De acordo com estudo, o setor supermercadista paulista responde por 21,2% (590,2 mil pessoas) da força de trabalho envolvida no comércio do Estado (2,7 milhões de colaboradores).
“O emprego nos supermercados em 2021 apresentou um movimento atípico. Normalmente, o primeiro trimestre é de baixa no saldo de vagas, depois do acúmulo de contratações no final do ano. Mas, no ano passado, essa situação só foi registrada em janeiro, muito por conta da volta das restrições aos demais setores e da necessidade de o setor supermercadista continuar servindo a população no auge da pandemia”, explica Ronaldo dos Santos, presidente da Apas.
Segundo o Caged, em Ribeirão Preto, o comércio fechou dezembro com saldo positivo de 32 postos de trabalho, fruto de 2.561 admissões e 2.529 demissões. No ano passado, contratou 31.351 e demitiu 28.059, superávit de 3.292. O setor de serviços registrou 4.996 contratações e 5.841 rescisões, déficit de 845 empregos formais fechados. Em doze meses, contratou 66.654 e demitiu 58.866, saldo positivo de 7.788.
Nesta semana, o Assaí Atacadista anunciou que está com 205 vagas de emprego abertas para a futura inauguração de sua terceira loja em Ribeirão Preto. As oportunidades deste processo serão para compor o time da nova loja que será inaugurada na rua Emílio Moço, bairro Jardim Paulista, Zona Leste, nos próximos meses, e são todas efetivas, abrangendo diferentes áreas.
Entre alguns dos postos dos setores, que oferecem funções técnicas, operacionais e de liderança, estão rrepositor de mercadorias, operador de caixa, empacotador, operador de empilhadeira, auxiliar de depósito, conferente, cozinheiro, vendedor de cartão, açougueiro e auxiliar de açougue. Também há oportunidades para pessoas com deficiência.
Sobre a Apas
Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade possui três distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado.
Conta hoje com 1.505 supermercados associados que somam 4.315 lojas. A Regional Ribeirão Preto emprega cerca de 31 mil pessoas que trabalham em supermercados nesta região. É composta por 78 cidades e possui 116 associados em toda sua área de cobertura. O empresário Rodrigo Canesin, do Supermercado Canesin, é o atual diretor regional da entidade.