A história do ribeirão-pretano Vinicius Silva, 27 anos, teve uma mudança radical na sua vida em dezembro de 2018. Após sofrer um grave acidente de trânsito, Vinicius precisou amputar a perna esquerda. O que seria motivo de desânimo para muitos, virou motivação na busca do sonho de se destacar no esporte.
Em junho do ano passado, Vinicius foi destaque ao concluir uma prova de 5 km usando muletas. Depois disso, o jovem se dedicou exclusivamente ao crossfit adaptado e agora vai representar Ribeirão Preto no Campeonato Mundial, que será disputado em junho, nos Estados Unidos.
A vaga no mundial veio após um quinto lugar no Open classificatório. “No crossfit tem um campeonato seletivo que dá vaga para o mundial. Esse campeonato se resume em cinco provas, uma prova por semana. Os resultados são validados on-line, porém só participa quem paga a inscrição e quem manda os vídeos das provas feitas de acordo com o que a organização estipula. Na minha categoria, os seis primeiros se classificaram para o mundial desse ano e eu fui um deles”, contou Vinicius.
Já em preparação para a competição, que acontece entre os dias 12 e 14 de junho, na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, Vinicius tem uma rotina de treinos em dois períodos, intercalando entre o crossfit e a natação, e também um trabalho especial de recuperação numa clínica de fisioterapia.
“Esse ano vou dar mais ênfase no crossfit, vou começar a treinar dois períodos por dia, porém intercalando com treinos de natação, que ajudam muito no preparo físico. Muitas pessoas estão me ajudando, no crossfit eu ganhei uma bolsa para treinar e agora consegui uma parceria com uma clínica de fisioterapia para me auxiliar na prevenção de lesões e também na recuperação após os treinos”, contou.
O custo da viagem para a competição fica na casa dos R$ 15 mil. Sem recursos, o paratleta vai buscar viabilizar a viagem através de rifas e “vaquinhas” online.
“Sobre os custos, essa vai ser uma etapa que vou correr atrás, pois os gastos com viagem, hospedagem e alimentação são altos. Vou fazer uma campanha para arrecadar essa verba, rifas, uma vaquinha online, estou esperançoso em conseguir”, afirmou.
A rápida virada de jogo é algo que surpreende Vinicius. Segundo ele, o esporte foi peça fundamental para sua recuperação.
“O crossfit mudou completamente minha vida, pois através desse esporte eu pude me reabilitar de uma forma surpreendente. O esporte está me dando à oportunidade de representar minha cidade, isso é muito gratificante. Confesso que sempre me imaginei disputando campeonatos, porém não imaginava que em um ano eu poderia estar vivenciando tantas alegrias graças ao crossfit”, finalizou.
Aos 27 anos, Vinicius Silva é mais um exemplo de que se é possível enxergar coisas boas até mesmo nos momentos mais difíceis da vida. A partir de uma tragédia, o paratleta mudou sua vida para melhor e hoje é destaque no crossfit adaptado.