Tribuna Ribeirão
Geral

Supera é credenciado para testes de covid-19

O Supera Parque de Inova­ção e Tecnologia de Ribeirão Preto foi credenciado, nesta quarta-feira-feira, 29 de abril, pelo Instituto Adolfo Lutz para testagem do novo coronavírus (covid-19), um passo impor­tante no combate à pandemia na cidade. O credenciamento será publicado no Diário Ofi­cial do Estado (DOE) desta quinta-feira (30). O Hospital das Clínicas, o Hemocentro e a unidade regional do Instituto Adolfo Lutz já estão aptos a re­alizar os exames.

A habilitação para a realiza­ção do exame molecular do co­ronavírus – recomendado pela Organização Mundial da Saú­de (OMS) e pelo Ministério da Saúde – ocorre nove dias após a equipe de pesquisadores ter iniciado as testagens dos proto­colos, o que comprova a compe­tência dos mais de 100 profissio­nais envolvidos na ação. Com isso, a partir de agora, o Supera Parque passa a integrar o rol de laboratórios da rede capacitados para a realização dos testes e os resultados obtidos passam a fa­zer parte dos dados oficiais do município, do Estado e do país.

“Na prática, a habilitação do Supera Parque significa que a metodologia desenvolvida aqui tem toda a qualidade exigida e necessária, e que estamos sufi­cientemente alinhados ao que é preconizado pela OMS, pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Adolfo Lutz”, explica o superintendente do Supera Parque e secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini. O parque tem capacidade para re­alizar a leitura de até 120 testes diários e emitir resultados em até 72 horas, dando agilidade ao atendimento dos pacientes.

Além disso, ao integrar os dados oficiais, o Supera Parque contribui para a construção de políticas públicas epidemio­lógicas efetivas no combate à doença. Para que a habilitação fosse possível, a incubadora e as 18 startups envolvidas pas­saram por uma etapa de testes de capacidade técnica e ope­racional. O Instituto Adolfo Lutz encaminhou amostras de exames moleculares que já haviam sido analisados por sua equipe pesquisadores, sem re­velar quais eram os resultados obtidos para os profissionais ribeirão-pretanos.

Ao receberem as amostras, os pesquisadores realizaram a leitura dos testes, seguindo to­dos os protocolos indicados pelo Instituto. Os resultados obtidos foram encaminhados para a capital para comparação dos dados, protocolos realizados, e, então, o Instituto atestou a qua­lidade do serviço prestado.

Biobanco
Todo o material testado no âmbito do Supera Parque será devidamente armazenado e, ao fim da pandemia, será enviado para o Instituto, onde integrará um biobanco que reunirá todas as amostras da rede. O Supera Parque de Inovação e Tecno­logia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é uma iniciativa da prefeitura de Ribeirão Preto em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP).

Também participam a Se­cretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, bem como diversos ór­gãos estaduais e federais, são apoiadores do empreendimen­to. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Su­pera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Pro­dutivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios. Ao todo, são 74 empresas instaladas no Parque, sendo: 62 delas no Supera In­cubadora de Empresas de Base Tecnológica; e 12 empreendi­mentos no Centro de Negócios.

Postagens relacionadas

Indicador Antecedente de Emprego sobe pela sexta vez, diz FGV

Redação 1

Escolas podem aplicar reajuste entre 6% e 8%

Redação 1

Doria quer 4 penitenciárias compactas com gestão compartilhada e limite de vagas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com