Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Sucata espacial de quase 20 toneladas cai descontrolada na Terra

No dia 11 de maio, um grande pedaço de lixo espacial entrou na atmosfera da Terra de forma totalmente descontrolada. Com 19,6 toneladas, o foguete chinês Long March 5B, é o objeto mais pesado desde 1991 a sair de órbita. Neste ano, a estação espacial soviética Salyut-7, com 43 toneladas, reentrou na atmosfera terrestre sobre a Argentina.

O foguete chinês foi usado no dia 5 de maio e foi detectado na costa oeste da África, perto de Nouakchott, na Mauritânia, antes de cair no Oceano Atlântico. Na sua última meia hora em órbita, o objeto sobrevoou Hollywood, Colorado Springs e o Central Park, em Nova York. “Nunca vi uma grande reentrada passar diretamente por tantas grandes cidades”, destacou o cientista espacial Jonathan McDowell no Twitter.

ReproduçãoLixo espacial sobrevoou grandes cidades antes de cair no Oceano Atlântico. Foto: Foto: Aerospace Corp.

Nos últimos anos, dois grandes lixos espaciais caíram na Terra. Em 2018, a estação espacial chinesa Tiangong-1, de 9,3 toneladas, caiu no Oceano Pacífico. No ano seguinte, sua sucessora, a Tiangong-2, caiu, mas desta vez de forma controlada, em uma parte remota do mesmo oceano. Na ocasião, a equipe chinesa usou o final de seu combustível para guiá-la até um local seguro.

Via: Live Science

Postagens relacionadas

Volkswagen vai converter fuscas antigos em carros elétricos

Redação 1

O futuro da computação ainda está nas nuvens

Redação 1

Produtora quer gravar filme de Tom Cruise na Estação Espacial Internacional

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com