No dia 11 de maio, um grande pedaço de lixo espacial entrou na atmosfera da Terra de forma totalmente descontrolada. Com 19,6 toneladas, o foguete chinês Long March 5B, é o objeto mais pesado desde 1991 a sair de órbita. Neste ano, a estação espacial soviética Salyut-7, com 43 toneladas, reentrou na atmosfera terrestre sobre a Argentina.
O foguete chinês foi usado no dia 5 de maio e foi detectado na costa oeste da África, perto de Nouakchott, na Mauritânia, antes de cair no Oceano Atlântico. Na sua última meia hora em órbita, o objeto sobrevoou Hollywood, Colorado Springs e o Central Park, em Nova York. “Nunca vi uma grande reentrada passar diretamente por tantas grandes cidades”, destacou o cientista espacial Jonathan McDowell no Twitter.
Lixo espacial sobrevoou grandes cidades antes de cair no Oceano Atlântico. Foto: Foto: Aerospace Corp.
Nos últimos anos, dois grandes lixos espaciais caíram na Terra. Em 2018, a estação espacial chinesa Tiangong-1, de 9,3 toneladas, caiu no Oceano Pacífico. No ano seguinte, sua sucessora, a Tiangong-2, caiu, mas desta vez de forma controlada, em uma parte remota do mesmo oceano. Na ocasião, a equipe chinesa usou o final de seu combustível para guiá-la até um local seguro.
Via: Live Science