Tribuna Ribeirão
Política

STF julga no dia 22 de março auxílio-moradia a juízes

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), minis­tra Cármen Lúcia, pautou para o dia 22 de março o julgamento das ações que tratam de auxílio­-moradia de juízes. Entre as ações estão as que o ministro Luiz Fux julgou liminarmente em 2014, estendendo o auxílio-moradia, no valor de R$ 4.378, a todos os juízes do Brasil. Depois disso, o Conselho Nacional do Ministé­rio Público (CNMP) aprovou re­solução que regulamentou a con­cessão de auxílio-moradia aos membros do Ministério Público da União e dos Estados.

Desde que Fux liberou as ações para julgamento, magistra­dos têm se manifestado pela ma­nutenção do auxílio. Na semana passada, o corregedor nacional de Justiça, João Otávio de Noronha, defendeu o pagamento a juízes que possuem imóveis nas cidades em que trabalham. Segundo ele, o benefício é tratado como “ver­ba de natureza indenizatória” em “qualquer lugar do mundo” e no setor privado, o que o torna isento do Imposto de Renda.

O Fisco deixa de arrecadar R$ 360 milhões ao ano em ra­zão do tratamento tributário dado ao auxílio-moradia. Na prática, o benefício funciona como uma complementação salarial para magistrados que possuem imóvel próprio.

Postagens relacionadas

MP move 34 ações por vagas

Redação 10

Cai liminar em caráter emergencial da tarifa de ônibus

Redação 1

Hotel Brasil vai a leilão no dia 16

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com