Tribuna Ribeirão
Política

STF afasta Aécio do mandato

Por três votos a dois, a Pri­meira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deter­minou nesta terça-feira a sus­pensão do mandato do senador Aécio Neves (PSDB-MG), bem como o recolhimento domici­liar noturno do parlamentar, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Aécio também ficará proibido de manter contato com outros in­vestigados e terá que entregar o passaporte à Justiça. Os minis­tros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux concordaram que o tucano usou o mandato para tentar atrapalhar as inves­tigações da Lava-Jato.

Foi negado, no entanto, o pedido de prisão da PGR. Por unanimidade, os ministros ponderaram que a Constituição Federal proíbe a prisão de par­lamentares em exercício, a não ser que tenha ocorrido flagran­te delito de crime inafiançável. Segundo os ministros, a PGR não comprovou essa condição.
Apenas Marco Aurélio Mello e Alexandre de Moraes recusaram o pedido da PGR para que o tucano cumprisse as medidas cautelares do reco­lhimento noturno, afastamento do mandato, entrega do passa­porte à Justiça e proibição de se comunicar com outros investi­gados. Segundo eles, o Código de Processo Penal, não há pre­visão de afastamento dos parla­mentares do mandato.

Postagens relacionadas

Prefeitura de RP quer R$ 57 mi do BNDES 

Redação 2

Vereador quer barrar tópicos sobre gênero  

William Teodoro

Justiça suspende ‘supersalários’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com