A diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis (SSM-RPGP) visitou o prédio que abriga funcionários públicos das secretarias da Fazenda, Planejamento e Gestão Pública, Administração e Meio Ambiente e denunciou diversos problemas no local. O imóvel fica na avenida Doutor Francisco Junqueira, na esquina com a avenida Plínio de Castro Prado, pertencia à Receita Federal e foi cedido ao município pela União.
Desde junho, passou a ser ocupado pelas quatro pastas. Os principais problemas denunciados pelo sindicato são a falta de distanciamento adequado entre as mesas de trabalho e nos refeitórios e a falta de limpeza, que não estaria sendo realizada porque a empresa terceirizada que prestava o serviço no local rompeu seu contrato com a prefeitura de Ribeirão Preto.
“Distanciamento social e limpeza são fundamentais nesse combate à covid-19. Encontramos pouca distância entre os servidores nas mesas de trabalho e os refeitórios são um verdadeiro afronto às regras de distanciamento. São dois espaços de no máximo 20 metros quadrados, divididos entre os mais de 350 servidores das quatro secretarias que hoje trabalham no local”, afirma o presidente da entidade sindical, Laerte Carlos Augusto.
O sindicalista afirma, ainda, que foi detectada muita sujeira no prédio onde ficam os servidores da Secretaria da Administração, além de problemas no ar-condicionado central do local. “É um prédio de pouca ventilação. Vivemos uma onda de calor intensa em Ribeirão Preto e o ar-condicionado não está em boas condições. Os servidores estão levando ventiladores de casa para melhorar um pouco suas condições de trabalho. Vamos cobrar uma reunião de urgência para tratar do assunto e resolver as questões o mais rápido possível”, comenta Augusto.
Ouro lado
A Secretaria da Administração informou ao Tribuna que a sede administrativa que abriga as quatro pastas foi ocupada a partir de 8 de junho por causa de razão da ocorrência de um incêndio no imóvel anterior, no Jardim Mosteiro. “Portanto, o funcionamento das secretarias no novo local já se iniciou no período da calamidade pública, motivo pelo qual toda a organização interna foi pensada – desde o início – sob os protocolos e exigências sanitárias em razão da covid-19”.
Segundo a prefeitura, o prédio tem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e brigada de incêndio constituída, cujos membros foram submetidos ao respectivo treinamento. Conta também com Regimento Interno, cujas regras foram amplamente divulgadas, sendo formada uma Comissão Interna de Zeladoria, responsável pela gestão do equipamento.
“Os refeitórios estão sendo utilizados por até quatro pessoas por vez para que se evite aglomeração. A limpeza é realizada constantemente por duas empresas contratadas, sendo certo que há licitação em curso para unificação de todos os contratos de todas as Secretarias que ocupam o prédio, cuja homologação está prevista para o dia 07/10/2020 (ontem). O ar-condicionado central e outros existentes estão em funcionamento, e foram todos submetidos à higienização e revisão”, afirma.