Tribuna Ribeirão
Mundo

SpaceX – Starship explode após decolagem

Após o cancelamento de segunda-feira passada (17), a SpaceX conseguiu lançar o foguete Starship nesta quin­ta-feira, 20 de abril. Faltando um minuto para a abertura da janela, o diretor de voo pausou a contagem para a decolagem. Às 10h33 o foguete voou: de seus 33 motores, cinco falha­ram. Quatro minutos depois da decolagem, a estrutura ex­plodiu no ar – ele estava a 29 quilômetros de altitude.

Ainda não há informações sobre o que gerou a explosão, mas a SpaceX afirmou que houve uma separação impre­vista. Na transmissão oficial, a equipe da SpaceX foi vista comemorando. A equipe co­memorou a coleta de dados resultante da decolagem do foguete. Esse era o primeiro teste integrado entre o Super Heavy, um lançador gigante com 33 motores, e o Starship – mesmo com a decolagem sem todos os motores em fun­cionamento, a estrutura foi capaz de ganhar altitude.

A SpaceX comentou na se­quência a explosão. Em um dos tuítes, a companhia disse: “com um teste como esse, o sucesso está naquilo que aprendemos, e o teste de hoje vai nos ajudar a melhorar a confiabilidade da Starship, enquanto a SpaceX busca tornar a vida multi-pla­netária”. A nova tentativa de voo teve transmissão oficial no YouTube da companhia.

No início da semana, o pri­meiro voo orbital do foguete mais poderoso da história foi cancelado 15 minutos antes da decolagem. Após os tanques terem sido abastecidos, a Spa­ceX detectou o congelamento de uma válvula de pressuri­zação de um dos lançadores. Ainda assim, a companhia manteve todos os testes no chão para coleta de dados.

O primeiro voo orbital do foguete é o componente es­sencial do plano do bilionário Elon Musk para iniciar a co­lonização do planeta Marte. A ideia é que ele possa levar astro­nautas tanto para a Lua quanto para o planeta vermelho. Em maio de 2021, um protótipo do Starship fez lançamentos e pousos bem-sucedidos. Para isso, foram necessárias quatro tentativas que acabaram em explosões, posteriormente in­vestigadas pelas autoridades.

Segundo Musk, a SpaceX planeja produzir cinco fogue­tes Starship neste ano. Ele tem 120 metros de altura e capaci­dade para transportar até 100 pessoas. Esta primeira missão do Starship, porém, não leva­va pessoas nem carga. O ob­jetivo do lançamento era fazer um teste dos motores e tam­bém a capacidade de fazer um pouso controlado.

“Não estou dizendo que vai entrar em órbita, mas garan­to emoção. Então, não vai ser chato!”, disse Musk, em uma conferência do Morgan Stan­ley, em março. “Então, acho que temos, com sorte, cerca de 80% de chance de atingir a órbita este ano. Provavelmente, levará mais alguns anos para alcançar a reutilização comple­ta e rápida.” O lançamento do Starship foi feito em uma base da SpaceX na vila de Boca Chi­ca, localizada no sul do Texas, nos Estados Unidos.

Postagens relacionadas

George Santos é preso nos EUA

William Teodoro

Novavax inicia programa de testes para avaliar eficácia e segurança de vacina

William Teodoro

Russo é achado vivo após um mês mantido ‘refém’ de urso

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com