Tribuna Ribeirão
Geral

SP tem mais mortes do que nascimentos

© REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reservados

Pela primeira vez na his­tória, o Estado mais populoso do país registrará um mês com mais óbitos do que nascimen­tos. Com cerca de 44 milhões de habitantes, São Paulo tinha até esta sexta-feira, 30 de abril, 44.087 óbitos e 41.407 nasci­mentos, diferença de mais de 2.500 mil óbitos a mais do que nascidos vivos. Os dados são preliminares, pois os registros de abril ainda podem ser lan­çados no Portal da Transpa­rência do Registro Civil (http://transparencia.registrocivil.org.br/inicio).

A base de dados é abaste­cida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartó­rios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Bra­sil), cruzados com as Estatísti­cas do Registro Civil, promovi­do pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com informações dos próprios cartórios brasileiros.

A queda na diferença en­tre os nascimentos e os óbitos no Estado vinha ocorrendo de forma gradual ao longo dos anos, mas se acentuou de forma contundente com a pandemia da covid-19. Em janeiro de 2020, esta diferença era de 25.113 registros de nas­cimentos a mais. Em julho do ano passado, caiu para 12.972, patamar que se manteve até março, quando diminuiu para apenas 1.867 registros, inver­tendo-se a pirâmide em abril, que passou a ter 2.680 óbitos a mais que nascidos vivos, fenô­meno nunca antes registrado.

No país, a região Sudeste, com cerca de 85 milhões de habitantes tem até esta sexta-feira (30.04) 81.525 óbitos e 76.508 nasci­mentos, realidade que se repete em três dos quatro Estados que compõe a região: São Paulo, Mi­nas Gerais e Rio de Janeiro.

Os dois primeiros registra­ram também o primeiro mês com maior número de mortes do que de nascidos em seus territórios na série histórica. Além do Sudeste e dos três Estados com mais óbitos do que nascidos na região, o Rio Grande do Sul também re­gistrou um maior número de mortes do que nascimentos em abril.

Postagens relacionadas

Arquivo recebeu mais de 13 mil pedidos de certidões de imigração 

William Teodoro

Queda de árvore fecha estrada na região de RP

Redação 1

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com