Quatro Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Ribeirão Preto, nas áreas de cerveja artesanal, economia criativa, indústria de saúde e software e serviços foram reconhecidos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SDE).
O resultado do edital, publicado no final do mês de maio, contemplou 57 sistemas em todo o Estado, entre eles o Polo Cervejeiro, um dos núcleos setoriais que integram o Programa Empreender da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp).
Por definição do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas com a mesma especialização produtiva e que se localizam em um mesmo espaço geográfico.
As empresas dos APLs mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si, contando também com apoio de instituições locais como governos, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. Os APLs têm como objetivo ajudar no desenvolvimento da economia regional.
“É necessário o fortalecimento de micro e pequenas empresas, com foco no desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Para isso, a Acirp trabalha com núcleos setoriais e associativismo, integrando as cadeias de produção para seu melhor desempenho”, comenta o presidente da Acirp, Dorival Balbino.
Para o gerente de Desenvolvimento do Supera Parque, Dalton Marques, o reconhecimento dos APLs mostra um fortalecimento das ações de estímulo ao desenvolvimento econômico na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, a importância do trabalho em rede e da cooperação, não só entre empresas, mas também entre entidades.
Polo Cervejeiro
A Acirp, juntamente com Supera Parque, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Polo Cervejeiro, abriga o APL de cervejas artesanais, que já havia sido reconhecido em 2018 e, na atualização e comprovação de atividades, foi novamente selecionado este ano.
O Polo Cervejeiro trabalha a “marca coletiva” buscando fortalecer a cadeia produtiva e tornar Ribeirão Preto conhecida como capital da cerveja artesanal. Fundado no dia 11 de novembro de 2015, reúne seis indústrias da cidade e uma de Sertãozinho.
O principal objetivo do grupo é promover a cultura cervejeira, despertando e disseminando o interesse pela apreciação de diferentes sabores e estilos, por sua história, seu processo de produção e sua relação com a diversão e a socialização para que mais pessoas se interessem pelo produto.
Além do grupo de cervejas, a Acirp tem outros 13 grupos setoriais que integram o Programa Empreender, criado em 1991 para promover o desenvolvimento e fortalecimento de micro e pequenas empresa por meio do associativismo. A modalidade possibilita o acesso a mais recursos do que qualquer empresa ou profissional possui de forma isolada e impulsiona qualquer tipo de negócio.