Tribuna Ribeirão
Geral

SP pode liberar comércio à noite e no fim de semana

O governador João Doria (PSDB) pretende anunciar nesta quarta-feira, 3 de feverei­ro, a suspensão da determina­ção que colocou todo o Estado na fase vermelha do Plano São Paulo à noite e aos fins de se­mana. A medida pode passar a valer já neste sábado (6) e no domingo (7). Segundo ele, a decisão será oficializada se os índices de internação e mortes por covid-19 permanecerem estabilizados no Estado.

“Com duas semanas conse­cutivas de retração no número de internações e, caso esse ce­nário se mantenha em queda, na próxima quarta-feira, va­mos anunciar medidas de sus­pensão das medidas impostas pelo Plano São Paulo relati­vas aos horários de funciona­mento do comércio, dos sho­ppings, bares e restaurantes, inclusive aos fins de semana”, declarou Doria em coletiva de imprensa nesta segunda­-feira, 1º de fevereiro.

Na sexta-feira, 29 de janei­ro, a região do 13º Departa­mento Regional de Saúde (DR­S-XIII), que abrange Ribeirão Preto e mais 25 cidades, foi rebaixada da fase laranja para a vermelha, em que apenas os serviços essenciais podem funcionar. As novas regras deveriam seguir pelo menos até 7 de fevereiro, mas como Doria diz que pode haver nova reclassificação amanhã, a flexi­bilização pode ocorrer no final de semana.

Na fase vermelha podem abrir apenas estabelecimentos que prestam serviços essen­ciais como supermercados, padarias, açougues, farmácias, drogarias, bancos (seguindo as regras de distanciamento e hi­gienização), oficinas mecâni­cas, pet shops, feiras livres, ho­teis, bancas de jornal, lojas de material de construção, postos de combustíveis, serviços de limpeza, segurança, transpor­te (ônibus, táxis e aplicativos), abastecimento, salões de bele­za e academias de ginástica – leis municipais consideram es­sas duas atividades essenciais.

As “medidas complemen­tares” do plano de flexibiliza­ção da quarentena passaram a valer em 25 de janeiro e ti­nham previsão de se estender até 8 de fevereiro, com a proi­bição da abertura de espaços considerados não essenciais após às 20 horas e nos sábados e domingos, o que inclui lojas, parques, espaços culturas e restaurantes, dentre outros.

Os índices positivos que Doria destacou são as hospitali­zações e os óbitos por covid-19, que tiveram queda nas últimas duas semanas, mas seguem su­periores aos registrados entre setembro e dezembro de 2020. No caso de internações, por exemplo, a média foi de 1.545 por dia na última semana, taxa que foi de 1.685 na semana anterior, de 1.747 na segunda semana de janeiro e de 1.565 na primeira semana epidemio­lógica do mês.

Ela é semelhante aos re­gistros de agosto. No caso dos óbitos, a média diária foi de 219 novos registros diários, semelhante à da semana an­terior, que foi de 220. Na pri­meira e na segunda semana de janeiro, essa média foi de 227 e 220 mortes, respectiva­mente. Assim como nas in­ternações, esses registros são superiores aos dos últimos quatro meses de 2020, asseme­lhando-se à média de agosto.

Ao contrário dos índices de internação e óbitos, houve um aumento no registro de novos casos na última semana, com uma média diária de 11.238, a segunda maior já registrada em toda a pandemia e 5% su­perior à da semana anterior, com média de 10.677.

Na sexta-feira, dia 5, o go­verno também anunciará a reclassificação das regiões do Plano São Paulo. Hoje, todas estão nas fases laranja e verme­lha, as de maiores restrições. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, a reclassificação será “muito positiva” para al­gumas regiões, especialmente a Grande São Paulo, a Baixada Santista e a de Barretos.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

HC de Ribeirão iniciou hoje série de cirurgias em crianças siamesas unidas pela cabeça

Redação

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com