Tribuna Ribeirão
Saúde

SP pode chegar a 30 mil testes com exames privados

EDGAR SU/REUTERS

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segun­da-feira (8) que a capacidade di­ária de testes de coronavírus em São Paulo deverá girar em torno de 30 mil exames com a inclu­são de laboratórios privados e empresas. Atualmente, o estado tem capacidade para processar oito mil testes diários e estima contabilizar ao menos outras 20 mil checagens promovidas pela iniciativa privada em um amplo cadastro público.

“Ao incluir testes da iniciativa privada ao monitoramento pú­blico, isso dará uma visão mais abrangente da pandemia e como combatê-la. Mais uma vez, São Paulo entende que transparên­cia nos dados significa trabalhar melhor para vencer a pandemia”, declara. “Massificar a testagem para diagnóstico é uma maneira de controlar a disseminação do vírus em São Paulo e no país”, acrescenta Doria.

Nesta segunda, uma reso­lução da Secretaria da Saúde reforçou a obrigatoriedade de notificação de testes positivos e negativos (PCR + sorológico) por parte de prefeituras e labora­tórios, além de estabelecer pena­lidades a empresas que descum­prirem a medida.

A partir de agora, os exa­mes deverão ser notificados às Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de acordo com um modelo padrão. O formato e processo de envio deverão seguir as indicações de arquivo digital disponível no site www. saude.sp.gov.br. O informe de­verá ser imediato após a avalia­ção do resultado.

A Secretária de Desenvol­vimento Econômico, Patricia Ellen, destaca que a medida vai resultar em melhoria da notifi­cação. “A testagem bem realiza­da e bem reportada é um pilar fundamental para o sucesso do controle da pandemia e para que a retomada consciente aconteça o mais rápido possível. Hoje, o Governo de São Paulo realiza oito mil testes por dia, com a ini­ciativa teremos um aumento de 25 a 35 mil testes por dia.”

Protocolo para empresas
Já está disponível no site www.saopaulo.sp.gov.br/coro­navirus/planosp o protocolo de testagem nas empresas, com re­comendações sobre prevenção e monitoramento das condições de saúde de seus funcionários, colaboradores, fornecedores di­retos e segurança de clientes.

Os protocolos foram ela­borados com a Vigilância em Saúde do Estado e orientam como as empresas vão aderir de forma voluntária à realiza­ção e periodicidade de testes. São diretrizes e ações recomen­dadas para prevenção, triagem, testagem e contenção de casos. A Secretaria de Desenvolvi­mento Econômico apoiará as empresas nos contatos com a Secretaria da Saúde.

Postagens relacionadas

RP registra 8ª morte por covid-19

Redação 1

Brasil e Paraguai assinam convênio para diminuir consumo de tabaco

Redação 1

País já tem cinco casos da Ômicron

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com