O governo de São Paulo lançou a 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo, que acontecerá entre os dias 1º e 30 de setembro. Essa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Relações Internacionais em parceria com consulados, embaixadas e institutos dos países participantes e da organização Amigos da Arte.
“Mais uma iniciativa boa e positiva para o setor de Cultura e Economia Criativa, que tanto vem sofrendo com os efeitos da pandemia. A plataforma #CulturaEmCasa vai transmitir, de forma inédita e gratuita, 33 filmes de 21 países durante o mês de setembro”, diz o governador João Doria (PSDB).
A programação será exibida diariamente pela plataforma #CulturaEmCasa, às 19 e às 22 horas. Os filmes ficarão disponíveis por tempo limitado para exibição por demanda. São 22 longas, dois curtas de animação e nove documentários inéditos no Brasil, todos com legendas em português.
Nesta terça-feira, dia 1º, às 15 horas, um webinar especial vai marcar a abertura da Mostra. Os secretários Sérgio Sá Leitão (Cultura e Economia Criativa) e Julio Serson (Relações Internacionais) discutirão com o crítico de cinema Miguel Barbieri Júnior o panorama atual da produção audiovisual no Brasil e sua importância para a aproximação entre países e culturas. Em seguida, será exibido o filme “Sabores do Templo” (Coreia do Sul).
Segundo Sá Leitão, a Mostra foi incluída no calendário anual de eventos estratégicos de difusão cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. “É uma oportunidade fantástica para termos acesso a uma produção cinematográfica de altíssima qualidade e grande diversidade. Por isso, continuaremos a realizar a Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo nos próximos anos”, afirmou.
Uma ampla mobilização colaborativa, envolvendo a participação de consulados, embaixadas e institutos estrangeiros, possibilitou a realização do evento. “A primeira edição da Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo nasceu graças à ótima interlocução que sempre tivemos com embaixadas, consulados e institutos culturais. A parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa também foi fundamental para que este projeto se concretizasse”, diz o secretário Serson.
Plataforma
A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa foi lançada pelo governo de São Paulo em 20 de abril. Em quatro meses, o serviço gratuito registrou 1,5 milhão de visualizações nos mais de mil conteúdos ofertados, com 575 mil usuários únicos.
O objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais e artísticos de alta qualidade gerados pelas instituições vinculadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa e também por artistas e produtores independentes de São Paulo.
Filmes da 1ª semana da mostra em setembro
– Terça-feira (1º) 19 horas “Sabores do Templo – A Simplicidade da Cura” Documentário – Coreia Disponível até 15 de setembro 22 horas “Anna Karenina – A História de Vronsky” Longa – Rússia Sessão única- Quarta-feira (2) 19 horas “Braço de Diamante” Longa – Rússia Sessão única 22 horas “Guarani” Longa – Paraguai Disponível da estreia até o fim do mês- Quinta-feira (3) 19 horas “Piqueiro (Píquero/Mr Blue Footed Booby)” Curta de animação – Equador Disponível da estreia até o fim do mês de setembro 19 horas (após o curta) “O Conto do Czar Saltan” Longa – Rússia Sessão única- Sexta-feira (4) 19 horas “O Conto do Czar Saltan” Longa – Rússia Sessão única 22 horas “Hindi Medium” Longa – Índia disponível da estreia até o fim do mês de setembro- Sábado (5) 19 horas “Mamaliga Blues” Documentário – Moldávia Disponível da estreia até o fim do mês de setembro 22 horas “Anna Karenina – A História de Vronsky” Longa – Rússia Sessão única- Domingo (6) 19 horas “Pink” Longa – Índia Disponível da estreia até o fim do mês de setembro 22 horas “O Marco Invisível” Documentário – Alemanha Disponível da estreia até o fim do mês de setembro- Segunda-feira (7) 19 horas “12 Cadeiras” Longa – Rússia Sessão única 22 horas “Hindi Medium” Longa – Índia Disponível da estreia até o fim do mês de setembro- Terça-feira (8) 19 horas “Braço de Diamante” Longa – Rússia Sessão única 22 horas “O Caminho para Berlim” Longa – Rússia Sessão única