Tribuna Ribeirão
Cultura

SP disponibiliza 13 obras literárias

Com o objetivo de pro­porcionar o acesso de pessoas com deficiência ao mundo da literatura, a Secretaria de Es­tado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) está disponibilizando em seu site 13 obras literárias acessí­veis no seu mais variado for­mato (Libras, legenda, áudio, imagem e leitura simples).

A ação da SEDPcD, em parceria com o Centro de Tec­nologia e Inovação (CTI) e a ONG Mais Diferenças, garan­te o acesso de todas as pesso­as aos livros acessíveis, que possuem diversos recursos de acessibilidade, como narração e texto em português, audio­descrição e animação das ima­gens, tradução e interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e leitura fácil – que traz adequações em relação à linguagem, conteúdo e forma para ampliar a compreensão.

A secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Defi­ciência, Célia Leão, ressaltou a importância de uma iniciativa como esta. “É possível viajar por meio da leitura, conhecer um mundo novo, novas desco­bertas. Além de mais conheci­mento e cultura, a boa leitura, dá asas à imaginação. Leitura é liberdade. Quando falamos em leitura acessível, garantimos que todos que queiram ler, leiam! Esse é mais um atendi­mento com respeito que o go­verno disponibiliza”, diz.

As obras estão no site www. pessoacomdeficiencia.sp.gov. br/livros-acessiveis/ e contri­buem com a equiparação de oportunidades e o fortaleci­mento das políticas, progra­mas e projetos relativos aos direitos das pessoas com defi­ciência, com ênfase no acesso ao livro e à leitura, introduzin­do a questão da acessibilidade e inclusão, de forma articulada e transversal.

A iniciativa prevê ainda a realização de oficinas de for­mação e sensibilização de pro­fissionais da educação, cultura, assistência social, bibliotecá­rios, mediadores de leitura e outros profissionais interessa­dos às práticas acessíveis e in­clusivas voltadas à leitura.

Livros disponíveis no site da SEDPcD
“Uma nova amiga”, de Lia Crespo “Serei sereia?”, de Kely de Castro
“O discurso do urso”, de Julio Cortázar (1914-1984)
“O menino no espelho”, de Fernando Sabino (1923-2004)
“A bolsa amarela”, de Lygia Bojunga “Frritt Flacc”, de Júlio Verne (1828-1905)
“Bem do seu tamanho”, de Ana Maria Machado

“Sei por ouvi dizer”, de Bartolomeu Campos de Queirós e Suppa
“Volta ao mundo em 80 dias”, de Júlio Verne (1828-1905)
“Peter Pan”, de James Matthew Barrie (1860-1937)
“As cores do mundo de Lúcia”, de Jorge Fernando dos Santos
“O menino azul”, de Cecília Meireles (1901-1964) e Lúcia Hiratsuka
“Kafika e a boneca viajante”, de Jordi Sierra I Fabra

Postagens relacionadas

Flipei Pirata e Festa Literária da Mantiqueira recebem autores online

William Teodoro

Sinfônica leva ‘Noite Italiana’ ao Pedro II

Redação 1

Peça traz Marília Gabriela a RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com