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SoundCloud prepara sistema revolucionário no streaming que permitirá fãs pagarem aos artistas diretamente

SoundCloud está se preparando para apresentar um novo sistema de pagamento que permitirá aos fãs pagar aos artistas diretamente, de acordo com várias fontes próximas ao projeto para a Billboard, estabelecendo o que poderia ser um precedente revolucionário para o mundo do streaming.

A mudança tornaria o SoundCloud o primeiro grande serviço de streaming de música a adotar um modelo de pagamento direto, uma estratégia que tem sido popular entre os serviços de streaming chineses como o QQ Music da Tencent Music há anos, e que serviços de assinatura como Patreon e OnlyFans desenvolveram seus negócios em torno, enquanto músicos e fãs de todo o mundo clamam por grandes distribuidores de música digital que façam o mesmo.

Uma fonte próxima à empresa disse a Billboard que o SoundCloud ainda está explorando vários modelos alternativos de pagamento de streaming e anunciará seus planos antes do final do primeiro trimestre de 2021. Questionado sobre essa atualização pelo site, o SoundCloud não quis comentar.

Revolução no mundo do streaming

O novo modelo será uma grande mudança para o SoundCloud, que atualmente utiliza um modelo “pro-rata”, o mesmo método usado por todos os principais serviços de streaming, que reúne as receitas de assinantes e distribui os ganhos para os artistas que trouxeram mais streams, direcionando a maior parte da receita para os maiores hits do mundo.

Os 175 milhões de usuários mensais do SoundCloud atualmente têm a opção de pagar até US $ 10 por mês pelo serviço de streaming sob demanda da empresa chamado SoundCloud Go +, mas seus pagamentos não são distribuídos aos artistas com base em quem eles ouvem pessoalmente, e não podem direcionar suas taxas de inscrição para seus artistas favoritos.

De acordo com a Billboard, desenvolvimento do sistema ocorre no momento em que legisladores britânicos questionam os executivos da música sobre a justiça da economia de streaming e exploram os benefícios potenciais dos chamados modelos de pagamento “centrados no usuário”, como o que o SoundCloud tem em produção.

Os chefes das divisões da Sony Music, Warner Music e da Universal Music no Reino Unido testemunharam diante do Parlamento em 19 de janeiro, insistindo que o modelo pró-rata atual não é favorável às gravadoras, para as quais John Nicolson, um parlamentar do Partido Nacional Escocês, observou: “Acho que você está vivendo em uma terra cuco das nuvens.”

Streamers maiores como Spotify e Apple atualmente dividem as taxas de assinatura para gravadoras com base em parte na participação de mercado das gravadoras; as gravadoras então pagam a seus artistas uma parte da receita que depende de seus acordos individuais. Mas os críticos têm feito lobby por um sistema que ofereça um melhor suporte a atos além dos astros das grandes gravadoras que conduzem a maior parte dos fluxos mundiais, enquanto permite que os fãs canalizem o dinheiro da assinatura para os artistas que realmente ouvem.

Nova estratégia do SoundCloud

O SoundCloud pode experimentar novos esquemas de pagamento sem a aprovação das principais gravadoras. O serviço de streaming tem se concentrado em serviços para artistas, lançando sua própria plataforma de marketing e distribuição para artistas independentes, chamada Repost, em abril do último ano, após adquirir a empresa de gerenciamento e distribuição de direitos Repost Network em 2019.

O Repost permite que os artistas no SoundCloud monetizem suas músicas na plataforma, e distribuir música e coletar receita de grandes serviços de streaming como Spotify, Apple Music e TikTok, além de oferecer ferramentas promocionais, por US$ 30 ao ano (cerca de R$ 160 reais), um plano que permite que os artistas mantenham 100% de sua receita de SoundCloud e 80% da receita de outros plataformas.

A mudança para buscar modelos de pagamento alternativos ocorre apenas alguns meses após o mandato de Michael Weissman como CEO da SoundCloud começar, após assumir a função do ex-CEO Kerry Trainor no início de 2021. Trainor, o ex-CEO do serviço de vídeo Vimeo, deixou o cargo após passar três anos na companhia.

Quando Trainor assumiu em 2017 como parte de um pacote de resgate de US$ 170 milhões do banco comercial global The Raine Group e da Temasek Holdings, com sede em Cingapura, Weissman – então o diretor de operações do Vimeo – veio com ele, ingressando no serviço de streaming na mesma função, antes de ser promovido a presidente em 2019.

Trainor levou SoundCloud a grandes aumentos de receita graças a seus produtos pioneiros e suas ofertas de assinaturas, aumentando a receita em 19% em 2018 e 37% em 2019 de acordo com números obtidos pela Music Business Worldwide, resultados que levaram ao primeiro trimestre lucrativo da empresa em 2020. Esse sucesso levou a um investimento de US$ 75 milhões (cerca de R$ 402 milhões) da SiriusXM em fevereiro passado, um investimento que permitiu à SoundCloud expandir seu contrato de vendas de anúncios com a plataforma de streaming Pandora.

As próximas mudanças em seu modelo de pagamento de streaming marcarão a grande mudança de Weissman como CEO da SoundCloud. Mas sob sua liderança, o SoundCloud já começou a expandir seu foco fora da música, anunciando o SoundCloud Player One, um torneio de jogos transmitido ao vivo dentro do Fortnite com oito artistas do SoundCloud. O torneio, que acontecerá no dia 18 de fevereiro, é visto como o primeiro de uma série de investimentos no universo de games, clique aqui para saber mais.

Via Portalpopline

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