Nesta quarta-feira, 25 de julho, às 20 horas, a Camerata Alma – formada por alunos da Academia Livre de Música e Artes – apresenta o “Concerto de Inverno”, com entrada gratuita, na Sala de Concertos da Tulha, no campus Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Apresentação contará com a participação da soprano escocesa Magdalena Durant.
Serão executadas as obras “Aus Holberg’s Zeit”, de Edvard Grieg (1843-1907), “Exultate Jubilate”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), “Tango”, de Zbigniew Preisner (1955), “Cinema Paradiso” e “Gabriel´s oboé”, de Ennio Morricone (1928), e “Vocalise from the ninth gate”, de Wojciech Kilar (1932-2013), sob a regência dos maestros Yati Durant (escocês) e Reginaldo Nascimento.
A Camerata Alma é formada por alunos da Academia e solistas convidados, Gilberto Ceranto (violino), Samuel Nascimento (violino), Eduarda Ito (violino), Nailton Guilherme (violino), Esther Maura (violino), Izabela Gomes (violino), Bruna Bazane (violino), Igor Gustavo (viola) e Larissa Santos (viola), Thiago Neves (violoncelo), Izabela Ito (violoncelo), Anderson Oliveira (violoncelo), Samuel Leghi (flauta), Gabriel Donizeti (flauta), Gildo Soares (clarinete) e João Pauli Silva (clarinete).
O grupo surgiu no final de 2017, em virtude do Festival Fiato al Brasile, que aconteceu posteriormente, em fevereiro de 2018, na Itália. Objetivo é oferecer aos alunos integrantes, um laboratório técnico-artístico, em nível mais elevado, com a proposição de repertórios audaciosos, em ambiente que favoreça a experiência profissional na música.
O “Concerto de Inverno” da Camerata Alma é uma realização da Academia Livre de Música e Artes e do Ministério da Cultura, por meio da lei de incentivo do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), com patrocínio da Usina Alta Mogiana Açúcar e Álcool, Ambient Serviços ambientais de Ribeirão Preto, Santa helena Indústria de Alimentos, Grupo São Francisco, GasBrasiliano Distribuidora, Interunion Comércio Internacional Ltda., Cultura Inglesa, Tonin Superatacado, Madeiranit Ribeirão Preto, Usina Vertente LTDA e Tereos Açúcar e Energia Brasil.
A Alma mantém convênio artístico-acadêmico com o Departamento de Música, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e com o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM), vinculada à Universidade de São Paulo (USP) e com a Escola Municipal de Música Giuseppe Sarti, da cidade de Faenza, na Itália. A entrada no concerto é gratuita e livre. Mais informações na página eletrônica da Alma no Facebook /almaribeirao.