A Sony anunciou a compra da Audiokinetic, que entusiastas do mundo dos games reconhecerão como a empresa que inventou a “Wave Works Interactive Sound Engine” (ou, simplesmente, “Wwise”). Para quem não a conhece, preste atenção quando ligar qualquer jogo em seu console: entre os muitos logotipos que aparecem logo no início, antes do menu principal, são grandes as chances da marca “Wwise” estar ali.
A engine sonora é usada por inúmeras empresas desenvolvedoras de jogos, desde os maiores blockbusters até o mais indie dos indies. Alguns destaques incluem Witcher 3(e seu spin-off, Thronebreaker), Tekken 7, Resident Evil 7: Biohazard, PlayerUnknown’s Battlegrounds, Monster Hunter World, Overwatch, entre outros.
“Uma experiência de áudio rica e abrangente é cada vez mais essencial para uma partida contundente em qualquer jogo, aprimorando a imersão e apelo emocional ao jogador”, disse o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, John Kodera. “A Audiokinetic é uma fornecedora proeminente de soluções de áudio para indústria de jogos, e nós estamos confiantes de que esta aquisição nos permitirá ampliar ainda mais a plataforma PlayStation e contribuir para a indústria de uma forma geral”.
Ainda que tenham assumido a propriedade da empresa e, consequentemente, da tecnologia em si, a Sony informa que a Audiokinetic continuará a operar de maneira independente, então estúdios e desenvolvedores por aí a fora não precisam se preocupar em encontrar novas soluções de áudio para seus jogos: “Nossa intenção é oferecer suporte à Audiokinetic para aprimorar a sua tecnologia de áudio, ao mesmo tempo em que mantém a sua independência e neutralidade de paltaforma”, disse Kodera.