Tribuna Ribeirão
Geral

Sonegação de R$ 400 mi na mira da Fazenda

A Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento deflagrou na manhã desta quarta-feira, 17 de abril, em 27 cidades paulistas, a Ope­ração Sem Escalas, que in­vestiga suspeita de sonegação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações de im­portação.

A ação investiga 80 esta­belecimentos de 48 empresas importadoras de alimentos, bebidas e insumos químicos. Três das investigadas estão na área da 6ª Delegacia Regio­nal Tributária (DRT-6): duas em Ribeirão Preto e uma em Cravinhos.

A estimativa é que tenha sido sonegado o total de R$ 400 milhões de ICMS entre os anos de 2015 e 2018. Es­sas empresas informavam deliberadamente na Decla­ração de Importação estabe­lecimentos localizados em outro Estado como impor­tadores para se aproveitar de eventual benefício fiscal. No entanto, a suspeita do Fisco Paulista é que as mercadorias desembaraçadas nos portos e aeroportos de São Paulo e que deveriam seguir para estabelecimentos de outros estados saíram diretamen­te para os estabelecimentos paulistas do mesmo grupo.

Há indícios ainda de que alguns destes estabelecimen­tos registrados em outros Es­tados são de fachada ou com estrutura incompatível para receber toda a mercadoria importada em seu nome. De acordo com a lei complemen­tar nº 87/96 (Lei Kandir), o local da operação para fins de pagamento do ICMS devido na importação é o do esta­belecimento onde ocorrer a entrada física da mercadoria – e este não necessariamente é o mesmo que consta como importador na Declaração de Importação registrada junto à Receita Federal do Brasil.

A operação Sem Escalas fez visitas in loco às empre­sas selecionadas. Os contri­buintes terão que comprovar ao Fisco que as mercadorias importadas em nome de es­tabelecimentos de outros Es­tados saíram fisicamente do território paulista, conforme determina o artigo 11 do RICMS/2000. Caso contrá­rio, esses contribuintes serão autuados e deverão recolher o ICMS incidente nas im­portações ao Estado de São Paulo. Participaram da ação 96 agentes fiscais de rendas de 13 Delegacias Regionais Tributárias.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Como ter sexo a vida toda com a mesma pessoa

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

RP tem 37 incêndios urbanos a cada mês

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com