Em memória de diversidade. A ONG Arco-íris de Ribeirão Preto completa este ano, 20 anos de luta na defesa intransigente da população LGBTQIAP+ da cidade. A entidade, presidida por Fábio de Jesus da Silva, iniciou suas atividades em 2004, participando e desenvolvendo políticas públicas de enfrentamento ao preconceito e à discriminação e promoção dos direitos das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexuais e outras.
Para festejar esta trajetória de duas décadas de atuação, a direção da entidade realizou solenidade na noite desta quarta-feira (24), no espaço gourmet da Associação Comercial e Industrial (Acirp), na rua Visconde de Inhaúma, 489, no centro da cidade, que mobilizou parceiros e amigos que ajudaram construir essa história de resistência em favor da diversidade. Dezenas de pessoas passaram pelo local contando suas histórias em defesa da diversidade e das ações realizadas contra toda forma de preconceito e discriminação.
Representantes da Agência 6P de Ribeirão Preto apresentaram ao público a peça publicitária para as comemorações da 20ª Parada, que essa edição tem como enfoque: “O show tem que continuar. Homofobia não. Políticas Sociais para LGBTQIAP+ por inteiro e não pela metade”!
Na oportunidade, Fábio de Jesus da Silva lembrou que aos 14 anos já lutava pelos direitos dos LGBTs e esteve na organização da primeira Parada cidade. “Eram tempos difíceis. Não havia apoio e todos que estavam ali lutaram muito e diariamente para consolidar as atividades em defesa da nossa comunidade. Foram muitas batalhas, muitas reivindicações, denúncias, mas chegamos até aqui com todos vocês que integram valorosamente essa história. Sou grato a todos, indistintamente”, declarou ao abrir a solenidade.
Ele enfatiza que essas lutas possibilitaram as vitórias recentes: “Hoje, nossos eventos contam com o apoio primordial do governo municipal, que está sempre atento às nossas reivindicações. Esse apoio financeiro que temos recebido nos possibilita realizar paradas, carna gays, com muito mais estrutura, segurança e conforto para todos. Essa é uma grande conquista a quem atribuo, especialmente aos secretários Alessandro Hirata e Pedro Leão, sempre dispostos a nos ouvir e estar conosco nesta luta”, completou.
Nesta linha, o secretário da Cultura e Turismo da Prefeitura, Pedro Leão, destacou a importância do comprometimento dos governos com essa causa. “Essa é uma luta de todos. Nosso governo entende a importância de também apoiar o trabalho primoroso que executa a ONG Arco-Íris ao longo destes anos, por respeitar a defesa destes direitos e dos que promovem eventos grandiosos como a Parada, o Carna Gay e demais ações”, emendou Pedro Leão.
Após pronunciamentos de muitos parceiros e amigos, um vídeo, produzido pelo apresentador e influencer, Thiago Sah do Coletivo Babado Certho, contou em fotos a história dos 20 anos da Parada/Arco-Íris.
Atividades especiais– No calendário destas programações de aniversário da Arco-íris e Parada está a realização do tradicional e sempre aguardado “Concurso Miss e Mister LGBT”, que ocorrerá no dia 17 de maio, às 19h30, no palco do Teatro Municipal, no Morro do São Bento.
No mês seguinte, dia 14 de junho, é a vez do festejado “Prêmio Diversidade LGBT”. E no dia 16 de junho, acontece a 20ª Edição da Parada LGBTQIAP+, com o tema: “O show tem que continuar. Homofobia não. Política Sociais para LGBTQIAP+ por inteiro e não pela metade”, com concentração a partir das 13 horas nas avenidas Presidente Vargas com Professor João Fiúsa e encerramento na Praça João Marchesi, no Jardim São Luiz.