Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Solenidade marca 20 anos da ONG Arco-íris e Parada LGBT

Solenidade, na sede da Acirp, festeja 20 anos da ONG Arco-íris e Parada LGBT (Max Gallão Mesquita)
Evento abre as programações da 20ª edição da Parada LGBTQIAP+ de Ribeirão Preto (Max Gallão Mesquita)

Em memória de diversidade. A ONG Arco-íris de Ribeirão Preto completa este ano, 20 anos de luta na defesa intransigente da população LGBTQIAP+ da cidade. A entidade, presidida por Fábio de Jesus da Silva, iniciou suas atividades em 2004, participando e desenvolvendo políticas públicas de enfrentamento ao preconceito e à discriminação e promoção dos direitos das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexuais e outras.

Para festejar esta trajetória de duas décadas de atuação, a direção da entidade realizou solenidade na noite desta quarta-feira (24), no espaço gourmet da Associação Comercial e Industrial (Acirp), na rua Visconde de Inhaúma, 489, no centro da cidade, que mobilizou parceiros e amigos que ajudaram construir essa história de resistência em favor da diversidade. Dezenas de pessoas passaram pelo local contando suas histórias em defesa da diversidade e das ações realizadas contra toda forma de preconceito e discriminação.

Representantes da Agência 6P de Ribeirão Preto apresentaram ao público a peça publicitária para as comemorações da 20ª Parada, que essa edição tem como enfoque: “O show tem que continuar. Homofobia não. Políticas Sociais para LGBTQIAP+ por inteiro e não pela metade”!

Na oportunidade, Fábio de Jesus da Silva lembrou que aos 14 anos já lutava pelos direitos dos LGBTs e esteve na organização da primeira Parada cidade. “Eram tempos difíceis. Não havia apoio e todos que estavam ali lutaram muito e diariamente para consolidar as atividades em defesa da nossa comunidade. Foram muitas batalhas, muitas reivindicações, denúncias, mas chegamos até aqui com todos vocês que integram valorosamente essa história. Sou grato a todos, indistintamente”, declarou ao abrir a solenidade.

Ele enfatiza que essas lutas possibilitaram as vitórias recentes: “Hoje, nossos eventos contam com o apoio primordial do governo municipal, que está sempre atento às nossas reivindicações. Esse apoio financeiro que temos recebido nos possibilita realizar paradas, carna gays, com muito mais estrutura, segurança e conforto para todos. Essa é uma grande conquista a quem atribuo, especialmente aos secretários Alessandro Hirata e Pedro Leão, sempre dispostos a nos ouvir e estar conosco nesta luta”, completou.

Nesta linha, o secretário da Cultura e Turismo da Prefeitura, Pedro Leão, destacou a importância do comprometimento dos governos com essa causa. “Essa é uma luta de todos. Nosso governo entende a importância de também apoiar o trabalho primoroso que executa a ONG Arco-Íris ao longo destes anos, por respeitar a defesa destes direitos e dos que promovem eventos grandiosos como a Parada, o Carna Gay e demais ações”, emendou Pedro Leão.

Após pronunciamentos de muitos parceiros e amigos, um vídeo, produzido pelo apresentador e influencer, Thiago Sah do Coletivo Babado Certho, contou em fotos a história dos 20 anos da Parada/Arco-Íris.

Atividades especiais– No calendário destas programações de aniversário da Arco-íris e Parada está a realização do tradicional e sempre aguardado “Concurso Miss e Mister LGBT”, que ocorrerá no dia 17 de maio, às 19h30, no palco do Teatro Municipal, no Morro do São Bento.

No mês seguinte, dia 14 de junho, é a vez do festejado “Prêmio Diversidade LGBT”. E no dia 16 de junho, acontece a 20ª Edição da Parada LGBTQIAP+, com o tema: “O show tem que continuar. Homofobia não. Política Sociais para LGBTQIAP+ por inteiro e não pela metade”, com concentração a partir das 13 horas nas avenidas Presidente Vargas com Professor João Fiúsa e encerramento na Praça João Marchesi, no Jardim São Luiz.

 

Postagens relacionadas

Governo de SP é condenado a indenizar PM que perdeu audição

Luque

Operação cumpre mandados para quadrilha que praticava extorsões contra idosos na região

William Teodoro

Avó registra ocorrência por tortura após netas serem agredidas pelo pai

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com