Por Hugo Luque
O Comercial entra em campo nesta quarta-feira, às 19h, contra o Sertãozinho, pela nona rodada da Série A3 do Campeonato Paulista. No Estádio Frederico Dalmaso, o Fredericão, o Bafo tem a missão de se reabilitar na competição e começar a fuga do rebaixamento.
Para isso, o time conta com Gustavo Marciano no comando técnico, agora de forma permanente. Após somente dois jogos, João Vallim pediu demissão logo depois da derrota para a Itapirense.
A partida foi traumática, sobretudo para a torcida, que acompanhou o Leão do Norte sair na frente e dar esperanças no Palma Travassos. Todavia, na etapa complementar, a equipe sofreu o empate e, no último lance, levou a virada por 2 a 1.
Com Vallim, foram dois jogos e duas derrotas. Antes dele, Renato Peixe treinou o Alvinegro e conseguiu apenas um ponto em cinco rodadas. Na partida entre a saída de um e a chegada do outro, Marciano foi o interino e, curiosamente, conseguiu a única vitória do Comercial neste ano: 2 a 0 sobre o Catanduva.
Portanto, há esperança, sobretudo para o zagueiro Maycon Douglas. O veterano já conhece o treinador de sua primeira passagem pelo clube, entre 2021 e 2023. Juntos, conquistaram o acesso e o vice-campeonato na A3 de 2022. Com o novo comandante, o defensor espera ir além de apenas brigar contra o descenso.
“Meu pensamento, desde que cheguei, é a classificação. E não é difícil. Estamos em último, mas está embolado o campeonato. (…) Para nós, agrega a convivência, porque os mais velhos convivem com o Marciano há mais tempo e os mais novos conviveram este ano [no sub-20]. Ele conhece a característica de cada um e tira o melhor de cada um. Ele agrega muito para nós e é muito intenso em campo.”
Será necessária muita energia para mudar a situação da equipe no estadual. O Comercial vem de derrotas consecutivas e está estacionado na lanterna, com quatro pontos. Do outro lado, o Sertãozinho faz boa campanha: é o vice-líder, com 16 pontos, e venceu seus três últimos compromissos.
Gustavo Marciano não terá à disposição o meia Patrick Reis, que deixou o clube na última semana, além do lateral-esquerdo Renan Barcelos e do atacante Macena, suspensos. O meio-campista Vinícius Barba e o atacante Michael também são baixas, entregues ao departamento médico.
Assim, um provável 11 inicial tem: Airon; Samuel Pereira (Ninho), Maycon Douglas e Cristopher; Bruno Moura, Guilherme Pitbull, Mineiro e Marrá; Jeferson (DVD), Felipe Rodrigues e Wendel.