Por: Adalberto Luque
Um incêndio ocorrido no transformador elétrico instalado no alto de um poste, na Rua Humaitá, quase esquina com Avenida Senador César Vergueiro, Santa Cruz, Ribeirão Preto, causou medo, transtornos e prejuízos a moradores e comerciantes das proximidades. O fogo começou por volta de 17h30 desta quinta-feira (22).
Assim que as chamas começaram, um fio se soltou do transformador e caiu sobre um caminhão que descarregava bebidas em um estabelecimento em frente. Ninguém ficou ferido.
Segundo informações, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a CPFL foram acionados. A PM chegou rápido e isolou a área. Os bombeiros levaram cerca de uma hora para atender a ocorrência, mas conseguiram extinguir as chamas rapidamente. Já a CPFL chegou somente por volta das 22h00.
“Teve gente que ficou na rua até de madrugada. Minha vizinha só entrou em casa depois da uma hora”, conta Adriana Sousa, que mora a 30 metros de onde tudo ocorreu. Um comércio que fica próximo ao poste onde o fogo começou também teve prejuízos. Sem energia, as câmaras frias deixaram de funcionar e produtos como sorvete e bebidas geladas foram perdidos. Também perderam pão, que estava assando justamente quando tudo ocorreu. Na manhã desta sexta-feira (23) o estabelecimento seguia sem energia elétrica.
“Pior é que a CPFL fez o serviço e deixou fio jogado na calçada, fio pendurado, derrubaram internet e não restabeleceram. Teve vizinho que perdeu todas as lâmpadas do lustre. Muito transtorno e prejuízo”, lamenta Adriana.
A CPFL divulgou nota esclarecendo o ocorrido. “A CPFL Paulista informa que atuou tão logo foi acionada. O fornecimento está normalizado. Em caso de dúvidas, os clientes podem acionar a empresa pelos canais de atendimento: site www.cpfl.com.br, aplicativo CPFL Energia ou call center 0800 010 1010. A CPFL Paulista esclarece que a responsabilidade pela manutenção de toda a infraestrutura de telecomunicações, incluindo cabos, é exclusiva das operadoras ocupantes. A concessionária notificará as empresas para que regularizem seus cabos no trecho”, informou a nota. A CPFL não se posicionou quanto aos prejuízos causados a moradores e comerciantes após o fogo no transformador.