Tribuna Ribeirão
DestaquePolíciaRegião

TJSP mantém condenação de homens por discriminar agente de saúde na região

Trio foi condenado por transfobia contra uma mulher transgênero ocorrida em Araraquara, após decisão unânime

Trio foi condenado por transfobia contra agente de saúde (Foto: TJSP/Divulgação)

Por: Adalberto Luque

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a condenação de três homens pelo crime de transfobia. Eles teriam discriminado uma mulher transgênero que trabalhava como agente de saúde, na cidade de Araraquara.

De acordo com o processo, no dia 29 de junho de 2021, na Rua Borborema, Jardim Primavera, em Araraquara, três homens teriam praticado o ato de transfobia. A mulher ofendida fazia fiscalização para combate a endemias nas residências e foi impedida de entrar na casa de um dos réus, que perguntou se ela era homem ou mulher e a teria chamado de “coisa”. Os outros dois réus estavam juntos e começaram a ofender a vítima.

Eles já haviam sido condenados pela 2ª Vara Criminal de Araraquara por discriminação de mulher transgênero. A defesa dos réus recorreu e, por unanimidade dos votos, a condenação foi mantida.

“No presente caso, entende-se ter havido a prática de crime de preconceito e discriminação pelos ora apelantes em razão da identidade de gênero da vítima, sendo de rigor o reconhecimento do crime de ‘racismo’ ou LGBTfobia, equiparada, pelo Poder Judiciário, ao crime de racismo”, destacou o relator do recurso, desembargador Christiano Jorge, na decisão, que teve votação unânime pelo TJSP.

A condenação ocorreu no dia 31 de janeiro e o TJSP revelou a conclusão do caso na manhã desta quinta-feira (22). As penas foram fixadas em um ano e dois meses de prisão, substituídas por prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas e prestação pecuniária. Os acusados também deverão indenizar a vítima, pelos danos morais causados, em R$ 9 mil.

 

Postagens relacionadas

Agrishow retorna depois de três anos

William Teodoro

Ladrões com bicicleta roubam padaria no Ipiranga

Redação

Acusado de matar a mãe no Simioni é preso no Paraná

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com