Duarte Nogueira *
[email protected]
Iniciamos no último domingo a transmissão da websérie “Nogueira reconstruindo o futuro”, onde contarei em episódios semanais o trabalho realizado nos meus dois mandatos como prefeito de Ribeirão Preto. No primeiro capítulo, denominado “A origem do legado”, faço uma rápida apresentação do início da minha carreira, quando fui convidado para ser secretário estadual da Habitação do governo Mário Covas. O convite veio no dia 16 de dezembro de 1994.
A primeira coisa que fiz foi ir à casa do Abdo Simão, que muito havia colaborado com o meu pai em seus dois mandatos como prefeito, para me aconselhar a respeito. Ele fez uma série de recomendações e ao final falou: “olha lá menino, você está começando exatamente onde seu pai terminou”. E ao longo de minha vida pública tenho tido a preocupação de ouvir as pessoas, notadamente as mais experientes e os técnicos em suas mais variadas áreas de atuação.
Do ex-governador e atual vice-presidente da República Geraldo Alckmin, por exemplo, ouvi a afirmação de que eu só completaria minha carreira política quando fosse prefeito de minha cidade. E aqui estou em meu segundo mandato após vencer duas eleições municipais. Lutei muito para isso. Antes de chegar ao meu primeiro mandato, perdi três eleições, mas em nenhum momento me senti derrotado. Ao contrário, senti-me cada vez mais fortalecido para enfrentar outras disputas. E foi assim que venci. E tenho como missão terminar o meu mandato este ano muito melhor do que quando a gente começou.
Além de deixar uma cidade significativamente melhor do que a que encontrei em 2017 (o que já pode ser observado), quero que os cidadãos ribeirão-pretanos tenham conhecimento das ações que desenvolvemos ao longo dos oito anos de administração. Porque todos têm direito de saber como está sendo feita a gestão, onde estão sendo aplicados os recursos recolhidos pelos contribuintes aos cofres públicos. Esse é o papel da websérie que terá episódios transmitidos por nossas redes sociais. Em mensagens curtas e rápidas, vamos mostrar o nosso trabalho.
Não é esta, no entanto, a nossa única forma de divulgação do trabalho. Desde o início de nosso mandato tivemos a preocupação de mostrar a que viemos, o que iríamos fazer e, depois, como estávamos e estamos fazendo. No primeiro dia de mandato, 1º de janeiro de 2017, logo após a cerimônia de posse dos secretários, concedemos a primeira entrevista coletiva, divulgando as primeiras e significativas medidas tomadas. De lá para cá participei de inúmeras entrevistas a convite dos veículos de comunicação, convidei jornalistas para coletivas e estive bastante presente em minhas redes sociais, divulgando nossas ações.
Também neste período ampliamos os mecanismos de transparência da prefeitura, com os dados abertos a todos os cidadãos. Mesmo com as infor
mações disponíveis, sempre respondemos aos questionamentos feitos por qualquer via e por quem quer que seja. Não nos omitimos nunca, mesmo quando a informação, naquele determinado momento, não fosse a melhor para a imagem do governo, porque as situações se modificam e os bons resultados são inevitáveis quando trabalhamos com afinco e determinação.
Além dos canais de divulgação, escrevi um livro para mostrar como foi meu primeiro mandato, enfatizando os caminhos escolhidos e os resultados obtidos. O livro do segundo mandato está em preparação e será lançado oportunamente, para mostrar o que estamos fazendo, notadamente concluindo e entregando várias obras. Seguiremos mostrando o que fazemos, porque entendo ser esta uma das obrigações de quem escolheu servir o público.
* Prefeito de Ribeirão Preto