Visitar um castelo geralmente está no roteiro de quem viaja para algum país europeu. Erguidos na Idade Média para proteger reis e rainhas de ataques inimigos, essas construções imponentes se tornaram verdadeiros pontos turísticos e atraem pessoas de todo o mundo. Mas engana-se quem pensa que essas residências se mantêm exclusivas ou extremamente restritas. Hoje, muitas delas se tornaram locais de hospedagem.
Se você sempre sonhou em se hospedar em um castelo e pesquisa sobre eles pelo mundo, então, com certeza, você conhece em detalhes lugares tão famosos como o Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha, ou o Castelo de Edimburgo, na Escócia. Mas você sabia que o Brasil também é a casa de castelos impressionantes?
A Civitatis, empresa líder em distribuição online de visitas guiadas, excursões e atividades em diferentes idiomas, apontou os 10 castelos mais bonitos do Brasil. Listaremos cinco nesta edição e cinco no próximo domingo. Confira:
Castelo de Batel – Curitiba (PR)
Construído na parte nobre de Curitiba, no sul do Brasil, este castelo foi idealizado pelo cafeicultor e cônsul honorário da Holanda Luiz Guimarães e é inspirado nos castelos franceses do Loire.
A sua construção começou em 1924 e foi concluída em 1928. Hoje em dia, funciona como centro de eventos, mas no passado foi o cenário de festas ilustres e residência de importantes famílias da região. Outro ponto importante, principalmente se você ama o Natal, é que o castelo é um importante ponto turístico de Curitiba nessa época do ano, pois recebe uma decoração especial durante as festividades natalinas.
Castelo de Itaipava – Petrópolis (RJ)
O castelo de Itaipava, localizado em Petrópolis (RJ), foi construído pelo barão J. Smith de Vasconcellos e pelos arquitetos Lúcio Costa e Fernando Valentim como uma reprodução de um castelo renascentista.
Antigamente, era conhecido como “castelo do Barão”, no entanto, hoje em dia é um hotel de luxo que já serviu de cenário para várias novelas e filmes, além de ter sido frequentado por várias personalidades ilustres brasileiras.
Há dados muito interessantes sobre a sua construção. Por exemplo, você sabia que foi completamente construído com materiais trazidos da Europa por famílias europeias? Além do mais, a sua construção total levou cerca de cinco anos.
Castelo da Ilha do Fiscal – Rio de Janeiro (RJ)
Lisboa? Zurique? Não! O terceiro castelo da nossa lista também está no Rio de Janeiro. Situado no interior da baía de Guanabara, foi construído por ordem do imperador Dom Pedro II e fica ao lado do centro histórico do Rio de Janeiro.
Está situado na Ilha do Fiscal, famosa por ter sido o lugar onde ocorreu a última grande festa do Império antes da Proclamação da República no dia 15 de novembro de 1889. O castelo é de estilo gótico-provençal, mas a decoração do seu interior é típica da época do império.
Castelo de Pesqueira – Pesqueira (PE)
O castelo de Pesqueira é uma residência fortificada no estado brasileiro de Pernambuco ao estilo do arquiteto catalão, Gaudí. Foi planejada por um empresário da cidade em 1999 como um projeto de ampliação da sua própria casa.
Sua decoração exterior conta gárgulas, ameias e correntes, enquanto o interior está repleto de luxuosos lustres e obras de arte. Embora não esteja aberto ao público, não é nenhuma surpresa que essa construção tão curiosa tenha se tornado um importante ponto turístico da cidade.
Castelo da Villa Medieval – São José dos Campos (SP)
Inspirado em outras fortalezas europeias, como o castelo de Langeais, na França, e o de Monmouth, em Gales, o Castelo da Villa Medieval abriga atualmente o Centro de Artes Suzana Laïs de Mendonça, que realiza diversos eventos culturais privados.
O castelo tem salas de música e de conferência para mais de 200 pessoas, além de salas de dança, estúdios para música e pinturas e até um spa!