Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Novo documento de identidade 

Objetivo do governo é acabar com a duplicidade na identificação do cidadão, reduzindo a possibilidade de fraudes (Divulgação)

Desde o dia 11 de janeiro, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), começou a ser emitida por 24 estados brasileiros. O documento que vai substituir o antigo RG, utiliza o CPF como número único de identificação e adota diversas tecnologias que ampliará a segurança e garantirá autenticidade das informações dos cidadãos. 

O documento impresso e digital foi pensado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos adota diversas tecnologias do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para sincronizar dados, ampliar a segurança e garantir autenticidade das informações. Atualmente o documento já é utilizado por três milhões de brasileiros.  

 O Serpro é a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil. Foi criado pela Lei nº 4.516, de 1 de dezembro de 1964, para modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da administração pública. 

 A nova Carteira de Identidade já é emitida nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.  

 Ao adotar o número do Cadastro de Pessoas as Físicas (CPF) como Registro Geral Nacional, a CIN acaba com a duplicidade na identificação do cidadão, reduzindo a possibilidade de fraudes. Um dos objetivos é que, apenas com o documento, o cidadão possa ter acesso a seus prontuários no SUS, benefícios como o Bolsa Família, registros no INSS, além de informações fiscais, tributárias e ligadas ao exercício de obrigações políticas, como o alistamento eleitoral e o voto. As crianças brasileiras também podem possuir a carteira, já que a inclusão do CPF nas certidões de nascimento é obrigatória desde 2017. 

A nova carteira de identidade é baseada em tecnologia da empresa pública federal, com a sincronização do blockchain, uso de QR Code, integração com o Gov.br e a segurança e privacidade na guarda dos dados. “ 

 O uso de blockchain para sincronizar dados com a Receita Federal é um grande diferencial da Carteira de Identidade Nacional, a mesma tecnologia que é responsável por criar o bitcoin e outras criptomoedas. Isso garante a chamada “imutabilidade dos dados”: no compartilhamento das informações entre a Receita e os órgãos de identificação civil, é praticamente impossível alterar ou falsificar as informações registradas. 

 O documento ainda conta com QR Code para garantir a autenticidade da Carteira de Identidade Nacional na versão digital, na wallet do Gov.br. O que é possível por meio da solução Vio, do Serpro. Já nas versões de papel ou policarbonato, a tecnologia aplicada é a do Ministério da Justiça. Em ambos os casos, a criptografia presente no código permite que diversas informações sejam associadas à CIN e possam ser lidas por qualquer pessoa para a qual ela tenha sido apresentada. 

 Futuramente, isso vai permitir que o cidadão possa, a pedido, incluir o número de outros documentos na carteira, contribuindo para sua utilização como identificação única. Todos esses documentos também poderão ser conferidos no Gov.br. Em caso de perda ou extravio, essas informações podem ser incluídas a partir do mesmo ambiente. A CIN conta, ainda, com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que a torna um documento de viagem. 

 Emissão e versão digital da CIN 

Para emitir a CIN, o cidadão deve comparecer a um órgão do instituto de identificação portando a certidão de nascimento ou de casamento e um documento com o número do CPF regularizado. Cada estado tem uma definição própria de como será feito o atendimento. 

Após o órgão de identificação civil emitir o documento físico, é possível obter a versão digital da CIN. Para isso, basta adicionar a carteira no aplicativo Gov.br, no ambiente “carteira de documentos”. Assim, a pessoa também pode utilizar a nova identidade a partir do seu celular. O tutorial pode ser conferido aqui.  Para confirmar a veracidade da versão digital do documento, basta baixar o aplicativo Vio, disponível gratuitamente na App Store e Google Play. 

 

 

 

 

Postagens relacionadas

Prefeitura regulamenta a lei federal Aldir Blanc

Redação 1

Reforma de Nogueira passa no Legislativo

Redação 1

Lula tem 32,4%, Bolsonaro 19,8% e Marina 12,1%

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com