Tribuna Ribeirão
Cultura

Mulheres 60+ avaliam que formação em Biblioterapia foi sucesso

Fotos: Divulgação

Participantes do projeto “Retomada”, realizado pelo Observatório do Livro em parceria com o Conselho Municipal do Idoso para capacitar pessoas idosas aposentadas, reuniram-se nesta quinta-feira (13) para avaliar desempenho. Inscrições para novo ciclo já estão abertas.

Essas mulheres incríveis 60+ e, agora, biblioterapeutas, passaram por curso, treinamento, estágio em Biblioterapia e já estão atuando como voluntárias e se colocando no mercado de trabalho. Ao lançar o projeto Retomada em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto, o Observatório do Livro passou a oferecer ferramentas para que essas pessoas idosas pudessem abrir seus horizontes, recuperar ânimo e ressignificar suas vidas.

“Foi maravilhoso”, exclama Elenir Venâncio de Oliveira, de 67 anos, sobre o programa de formação, que entra agora em seu segundo ciclo. “Eu gostaria de ter conhecido o Observatório antes, porque é muita sabedoria que a gente recebe, muita informação e que resulta em muito crescimento pessoal e profissional”, compartilha. Elenir está aposentada há um ano e trabalhou com mediação, durante 26, em sala de leitura com alunos do Ensino Médio, em Ribeirão. E encontrou a possibilidade de continuar. “Eu sonho com leitores”, ela revela.

As mediadoras de leitura e biblioterapeutas Marilda Machado, 69 anos, e Lurdinha Kumakura, 65, formaram uma dupla e atuam na Penitenciária Masculina de Ribeirão Preto, no âmbito do projeto Clube de Leitura no Cárcere. Lurdinha, que se formou em Direito e fez carreira como bancária, conta que se reencontrou. “Quero esse trabalho para minha vida”, confessa, já adiantando que teve um crescimento pessoal e profissional muito grande atuando com homens privados de liberdade.

Formada em Ciências da Computação, Maria Cristina Calvitti, de 62 anos, trabalhou na área durante 40. Ela se aposentou em 2022, procurava um trabalho voluntário e descobriu, através de uma amiga, o curso de Biblioterapia do projeto Retomada. “A ideia me atraiu, fiz o curso, fui para o estágio e hoje atuo como mediadora num Clube de Leitura 6.0”, relata. “Gosto de ter contato com pessoas, de ouvi-las”, conclui satisfeita com a nova carreira que abraçou.

Elas quatro e outras participantes desse programa de formação em Biblioterapia reuniram-se, nesta quinta-feira (13), na sede do Observatório do Livro, e juntas avaliaram que projeto representou sucesso em tudo que foi proposto e falaram, claro! sobre os novos planos. Vale destacar que já estão abertas as inscrições para um novo ciclo do Retomada. Basta acessar o link https://observatoriodolivro.org.br/retomada .

Postagens relacionadas

Testes para novos cantores na Minaz vão até sexta-feira

Redação

Sexteto argentino fará show gratuito

Redação 1

Oficina educativa fala sobre as cores de Candido Portinari

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com