Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Meninos Cantores voltam ao Pinguim  

Sob a regência da maestrina Gisele Ganade e dos maestros Marcos Pinafo e Pedro Coelho, acompanhados por quarteto de cordas, pianistas, percussionistas, diversos instrumentistas e locutores convidados, os cantores dos corais infantil, pré-juvenil e juvenil da Cia. Minaz se juntam para apresentar o tão aguardado “Concerto dos Meninos Cantores nas Janelas do Pinguim”, neste domingo, 17 de dezembro, a partir das 20 horas.  

Esta será a 26ª edição do evento e deve reunir aproximadamente 200 vozes e mais 50 pessoas entre solistas, instrumentistas, equipe de apoio e produção dirigida pelo produtor executivo Ivo Rinhel D’Acol. Serão executadas canções tradicionais, como “Noite Feliz”, “Boas Festas”, “Jingle Bell Rock”, entre outras, com as intervenções do Papai Noel durante a apresentação.  

Em 2020 não teve apresentação por causa da pandemia de coronavírus. O concerto é realizado nas janelas da choperia desde 1997. A parceria com o Pinguim rendeu a gravação de um CD com peças sacras e natalinas em 2003 e a cada ano conquista mais admiradores, reunindo milhares de pessoas de Ribeirão Preto e região. 

O repertório costuma trazer obras sacras como “Hallellujah”, de Leonardo Cohen (1934-2016), e também as tradicionais canções natalinas como “Noite Feliz” – letra do padre Joseph Mohr (1792-1848) e música de Franz Gruber (1787-1863) – e “Sinos de Belém” – “Jingle Bells”, de James Lord Pierpont (1822-1893), com versão de Evaldo Rui Barbosa (1913-1954). 

Tradicionalmente, o repertório da Minaz traz ainda “Bom Velhinho” (“Sapatinho de Natal”) – composição atribuída a Octávio Babo Filho (1915-2003) –, “Boas Festas” – Assis Valente (1911-1958) – e “Jingle Bells Rock”, de Joe Beal (1900-1967) e Jim Boothe (1917-1976), entre outras. 

A apresentação será às 20 horas e o público ficará em frente à Choperia Pinguim do Calçadão, com os cantores nas janelas do Edifício Meira Júnior, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O núcleo de corais infanto-juvenis, inicialmente chamado Meninos Cantores da Cia. Minaz, foi criado através de parceria entre a companhia e a prefeitura de Ribeirão Preto, em outubro de 1996. O objetivo é propiciar às para que crianças de diversos bairros da cidade o desenvolvimento de repertório musical erudito. 

Recebem aulas de musicalização, de teoria musical, solfejo, além de preparação vocal e ensaios. O grupo atualmente é mantido pela Cia. Minaz, dividido em dois corais infantis somando 60 vozes de idades entre 6 e 11 anos, um coral pré-juvenil com jovens de 11 a 15 anos e um coro juvenil com integrantes entre 16 e 25 anos, somando mais 100 integrantes nos dois grupos, totalizando 160 contando com as crianças. 

A Cia. Minaz – A Cia. Minaz iniciou as atividades em 1990, quando foram definidos, além dos objetivos básicos, as obras que mais se identificavam com estes, guardando, em si, condições de realização dentro da estrutura disponível. Dando continuidade às intenções básicas do Projeto Ópera Minaz, já com sua sede em Ribeirão Preto, foram criados o Coral Minaz em 1992, os Meninos Cantores em 1996 e o Madrigal Minaz em 2005.  

Os integrantes do Coral Minaz realizam sua formação vocal na Cia. Minaz, desenvolvendo técnica e repertórios individuais, sob a orientação de nossos professores, vários deles atuando como solistas em recitais, óperas, ópera es­túdio e concursos de canto. 

Os jovens cantores do grupo iniciaram seus estudos de música, de canto e repertório no coral dos Meninos Cantores da Cia. Minaz, coral Pré-Juvenil e Juvenil, um grande berço de vozes. A companhia ainda administra o Teatro Minaz, com capacidade para 260 pessoas, na rua Carlos Chagas nº 273, Jardim Paulista. 

Apresentação dos Meninos Cantores 

Concertos da Cia. Minaz 

Espetáculo: “26º Concerto dos Meninos Cantores nas Janelas do Pinguim” 

Quando: 17 de dezembro 

Horário: às 20 horas 

Com: corais infantil,  pré- juvenil e juvenil  

Regência: maestrina  Gisele Ganade e maestros  Marcos Pinafo e  Pedro Coelho 

Local: Edifício Meira  

Júnior, sede da Choperia  

Pinguim no calçadão 

Endereço: rua Álvares Cabral, na  Esplanada do Theatro Pedro II 

Entrada: gratuita 

Postagens relacionadas

Clima: frio de rachar em RP

William Teodoro

Após internação, Bruno Covas volta a despachar na sede da prefeitura

Redação 1

Entrevista Carlos Cezar Barbosa: “Não sou um vice decorativo”

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com