Tribuna Ribeirão
DestaquePolíciaRegião

Mais de 33 mil presos recebem benefício da saída de Natal

Famosos como Lindemberg Alves e Alexandre Nardoni estão entre os presos que se beneficiaram com a saidinha

Por: Adalberto Luque

Mais de 33 mil presos foram beneficiados, na manhã desta sexta-feira (22), com a saída temporária dos detentos do sistema prisional do estado de São Paulo. O benefício é concedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) a partir de relação de presos que têm direito, encaminhada pelo diretor geral de cada presídio.

Mas os presos que não estiverem na relação também podem requisitar o pedido através do advogado de defesa, feito diretamente ao juiz. Para ter direito ao benefício, o preso precisa ter bom comportamento, estar no regime semiaberto, ter cumprido pelo menos 1/6 da pena no caso de réu primário ou 1/4 quando reincidente, e ter comprovante de residência fixa.

Segundo dados publicados pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), na última saída temporária de Natal mais de 36 mil presos receberam o benefício entre 23 de dezembro de 2022 e 03 de janeiro de 2023. Deste total, cerca de 5% não retornaram, totalizando 1.660 presos que fugiram ao receber o benefício. Esse número é quase o total de presos da penitenciária de Ribeirão Preto em 2020.

A saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execuções Penais para condenados do regime semiaberto e que apresentam bom comportamento. A medida inicialmente valia para datas festivas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano-Novo, mas posteriormente as datas foram definidas previamente.

Nesta saída temporária, presos famosos, todos eles cumprindo pela no Presídio de Tremembé, interior do Estado, receberam o benefício. Entre eles estão Lindemberg Alves (que em 2008 matou a ex-namorada Eloá Cristina depois de mantê-la refém em Santo André); Cristian Cravinhos (acusado de ter ajudado Susane Von Richthofen a matar os pais em 2002); Alexandre Nardoni (que ao lado da ex-mulher Ana Carolina Jatobá, foi condenado por matar sua própria filha Isabela Nardoni em 2010) e Gil Rugai (acusado de matar o pai e a madrasta em 2013).

Os mais de 33 mil presos que receberam o benefício foram liberados a partir das 06h00 desta sexta-feira (22). Eles devem se apresentar nas respectivas unidades prisionais no dia 03 de janeiro de 2023 até as 18h00. Caso isso não ocorra, serão considerados foragidos.

Postagens relacionadas

LDO prevê receita de R$ 3,61 bilhões

Redação 1

Cohab prorroga ‘Refis’ até 31 de janeiro

Redação 1

Nova sede – Prefeitura finaliza compra de prédio

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com