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Governo paulista vai fazer 13 leilões este ano

Estado pretende arrecadar R$ 120 bilhões com as privatizações; primeiro leilão será o que vai implantar o Trem Intercidades ligando São Paulo a Campinas  (Reprodução)  

A partir do dia 29 de fevereiro o Governo do Estado de São Paulo inicia uma série de leilões que até o final do ano devem atingir 13 certames. O Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas, será o primeiro projeto a ser leiloado pelo Estado este ano. 

O projeto será implementado por meio de Parceria Público-Privada (PPP), com investimento previsto de R$ 13,5 bilhões. O empreendimento irá beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios, gerando mais de 10,5 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos. 

O projeto incluirá um serviço expresso, com três estações, entre a capital e o município campineiro. Ele também contempla a implantação do Trem Inter metropolitano, entre Campinas e Jundiaí, e a concessão da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 

O novo sistema vai melhorar e ampliar a mobilidade entre as regiões metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas e terá 101 km de trajeto, com serviço expresso entre a estação Barra Funda, na capital, e Campinas, e uma parada em Jundiaí. Já o sistema Inter metropolitano terá estações em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. O trem será o mais rápido do Brasil, alcançando até 140 km/h. 

Para se ter uma ideia, ele será quase quatro vezes mais rápido que o trem que liga as cidades de Curitiba a Morretes, no Paraná. O trem percorre esse trajeto a uma velocidade média de 25 km/h em cerca de quatro horas. 

O modelo de trem intercidades já é conhecido mundialmente. O trajeto entre Londres e Birmingham, na Inglaterra, por exemplo, tem cerca de 163 quilômetros. O circuito Lisboa-Porto é outro trajeto europeu conhecido. Ainda assim, o TIC São Paulo Campinas será mais rápido. O trem entre essas duas famosas cidades portuguesas percorre o trajeto a uma velocidade média de 72 km/h. 

Próximos leilões 

Além do Trem Intercidades, o Governo de São Paulo tem outros 12 projetos para leilão em 2024. Na área de rodovias, o lote do Litoral Paulista vai a leilão no dia 16 de abril. O Estado também fará a licitação do túnel imerso Santos-Guarujá, que terá a parceria do governo federal, e dos lotes rodoviários Nova Raposo, Rota Sorocabana e Lote Paranapanema. 

A lista inclui ainda as desestatizações da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). No eixo social, o Governo de São Paulo vai propor uma PPP para construção, manutenção dos prédios e operação de serviços não pedagógicos de 33 novas escolas. 

A concessão de serviços lotéricos estaduais é outro projeto previsto, como nova fonte de recursos para financiamento de políticas públicas. O Estado também vai leiloar a concessão da construção de moradias na região central da capital – o projeto prevê mais de 5,5 mil moradias nos três primeiros anos. 

Governo ouviu população sobre trem turístico em Ribeirão Preto 

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo realizou, no final do ano passado, audiência pública virtual para ouvir a população sobre a criação de dez trens turísticos na malha ferroviária de São Paulo, em trechos como Cruzeiro-Passa Quatro (MG) e Boituva – Laranjal Paulista, além de Ribeirão Preto-Tambaú.  

O objetivo da consulta foi mapear as oportunidades de desenvolvimento do setor e enfrentar os principais desafios dos empreendedores com a missão de traçar as diretrizes para a produção de uma política de estado de fomento ao turismo ferroviário. 

A construção do Plano Estadual de Turismo Ferroviário é um esforço de três secretarias de Estado: Turismo de São Paulo, Transportes Metropolitanos e Cultura, Economia e Indústria Criativas, além de autoridades municipais e organizações ligadas ao setor. 

Um dos objetivos da política pública é estimular a retomada de um modal de grande apelo para o turismo, acrescentando pelo menos 10 trens turísticos à malha ferroviária de SP, em trechos como Cruzeiro-Passa-Quatro (MG), Boituva-Laranjal Paulista, Tambaú-Ribeirão Preto, entre outros.  O levantamento ainda está sendo finalizado e inclui um mapeamento das ferrovias e dos destinos turísticos de potencial, metas de curto, médio e longo prazos. 

Câmara discute Veículos Sobre Trilhos 

Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara Municipal analisa a viabilidade da implementação de Veículos Leves Sobre Trilhos na cidade (Thaisa Coroado )

A Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, que analisa a viabilidade da implementação de Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) na cidade se reuniu na terça-feira (20), na Sala de Comissões da Câmara Municipal. 

Conduzida pelo vereador Alessandro Maraca (MDB), que preside a comissão, a reunião contou com as presenças dos vereadores membros da CEE, Renato Zucoloto (PP) e Brando Veiga (Republicanos). O vereador André Rodini (Novo) também acompanhou a reunião como convidado. 

A comissão ouviu técnicos da RP Mobi que responderam às questões dos vereadores sobre o que falta para que Ribeirão Preto possa implementar, num futuro próximo, o sistema de VLT. De acordo com os técnicos, esse tipo de sistema é um projeto que deve ser pensado de médio a longo prazo devido às suas complexidades, mas que com o planejamento correto seria perfeitamente possível sua implementação. 

Trens turísticos existentes atualmente no Estado 

Expresso Turístico CPTM 

Promove passeios que saem da Estação da Luz, no centro de São Paulo, para Jundiaí, Paranapiacaba ou Mogi das Cruzes. Os passeios são feitos em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952 com duração de 1h30 de viagem. 

 

Maria Fumaça de Campinas 

A bordo de uma locomotiva de 1958, o visitante viaja pelos antigos trilhos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro com destino a Jaguariúna. São seis estações durante o trajeto e, ao chegar ao final, o trem faz uma pausa de 30 a 40 minutos – a viagem tem duração total de 3h30. 

 

Trem Republicano 

Trem Republicano parte das estações de Itu e Salto. A ferrovia, com apenas sete quilômetros de extensão, foi determinante para a escolha de Itu como o local da primeira Convenção Republicana do país. 

 

Trem de Guararema 

O Trem de Guararema é operado pela Regional Sul de Minas da ABPF na cidade de Guararema. O trem parte da estação central de Guararema, km 426 do Ramal de São Paulo da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, e segue em direção à estação Luís Carlos, localizada no km 433 da ferrovia, na vila de mesmo nome, totalizando 14 km de passeio (ida e volta). 

 

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