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‘Estrada das Palmeiras’ – Duplicação de via já supera os 90%

O secretário municipal de Obras Públicas, Pedro Luiz Pe­goraro, afirma que a duplicação da avenida Antônia Mugnato Marincek, a popular “Estrada das Palmeiras”, principal via de acesso aos bairros do Comple­xo Ribeirão Verde, já passa de 90%, necessitando apenas de acabamento na pavimentação. Ele deu declaração, em 24 de abril, à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura medições, pagamentos, noti­ficações e descumprimentos contratuais da obra. Participa­ram da reunião o presidente da comissão, Alessandro Maraca (MDB), e os outros integrantes – Bertinho Scandiuzzi (PSDB) e Elizeu Rocha (PP).

O secretário afirma ainda que os quatro quilômetros da avenida já estão asfaltados, resta agora colocar a camada defini­tiva para a conclusão da obra. Sobre as melhorias na interli­gação da avenida com a Rodo­via Anhanguera (SP-330), que passa pela região, Pegoraro diz que a atual administração não participou das audiências pú­blicas no período de renovação do contrato da concessionária que administra aquele trecho da rodovia. Segundo ele, o assunto deveria ter sido tratado em 2015 durante os debates que antece­deram a renovação.

Contudo, diz que a Secreta­ria de Obras Públicas contratou estudo de tráfego que gerou uma proposta de adequação da avenida sem ônus para o poder público, já entregue à conces­sionária. Maraca ressaltou a ne­cessidade de uma intervenção urgente no local. “É uma das maiores preocupações dos mo­radores, principalmente quanto à ligação com a avenida Recife, no Jardim Aeroporto. Uma in­tervenção imediata da Transerp (Empresa de Trânsito e Trans­porte Urbano de Ribeirão Pre­to) ali, com passagem direta, já melhoraria o trânsito, embora não seja ainda o ideal”, pondera.

Em relação a pagamentos feitos para a Prime Infraestru­tura, que ganhou a licitação, mas teve o contrato rescindido pelo município por abandonar a obra, Pegoraro diz que foram feitos três com base em medi­ções de engenheiro aferidas pela secretaria, referentes aos anos de 2016 e 2017, com do­cumentação aprovada pela Secretaria Municipal da Fa­zenda, e consequentemente o pagamento foi efetuado.

“Em momento algum se pa­gou algo que não era devido”, diz. A próxima reunião da CPI está marcada para 14 de maio, às 9h30, quando será ouvido o ex-secretário municipal de Administração, Ângelo Ro­berto Pessini Júnior, e a atual secretária da pasta, Marine Oliveira Vasconcelos.

Inidônea
Em 22 de fevereiro, a prefei­tura de Ribeirão Preto publicou, no Diário Oficial do Município (DOM), a aplicação de penali­dade contra a Prime Infraestru­tura e a transformou em empre­sa inidônea por não ter feito a duplicação da avenida Antônia Mugnato Marincek, principal via de ligação do Complexo Ri­beirão Verde à Rodovia Anhan­guera e a outras regiões da cida­de, que deve beneficiar cerca de 80 mil pessoas.

A penalidade é resultado de um processo administrativo que começou em 2018. A prefeitura considerou a Prime “inidônea” e a empresa “não poderá licitar ou contratar com a administração pública, nos termos do artigo 87, IV da lei nº 8.666/93 (Lei das Lici­tações), pelo prazo de cinco anos”.

A prefeitura afirmou que a Prime chegou a ser notificada 18 vezes por causa das constantes paralisações da obra. Orçada em R$ 35,9 milhões, a duplicação da avenida começou em junho de 2016, pois o município corria o risco de perder o repasse total de R$ 310 milhões do governo fe­deral por meio do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade.

A Prime Infraestrutura ven­ceu a licitação por um valor bem abaixo do estimado (por R$ 25,3 milhões). Terceira colocada no processo licitatório, a Tecla Construções assumiu as obras da avenida Antônia Mugnat­to Marincek em novembro de 2017. A duplicação deve termi­nar em junho.

Duplicação
A duplicação da avenida Antonia Mugnatto Marincek, a popular “Estrada das Palmei­ras”, está sendo feita entre a Ro­dovia Anhanguera e a rua José Malvaso, no Jardim Antônio Palocci, beneficiando cerca de 80 mil moradores. Os mais de quatro quilômetros da avenida vão receber urbanização com­pleta, que inclui duplicação da via, pavimentação, ciclovia, ban­cos, lixeiras, abrigos em ponto de ônibus, rampas, calçadas e paisagismo. A avenida também contará com infraestrutura completa com a instalação de redes de água, esgoto e galerias de águas pluviais.

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