A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc–SP) já definiu o calendário letivo de 2024. No próximo ano, as aulas na rede estadual terão início no dia 15 de fevereiro. O término está previsto para 17 de dezembro. As datas foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) de 17 de novembro.
De acordo com a resolução Seduc nº 59, o encerramento do primeiro semestre será em 8 de julho. Dessa forma, as férias do meio do ano dos estudantes estão agendadas para o período entre 9 e 28 de julho. A volta às aulas para o segundo semestre será em 29 de julho.
Todas as unidades escolares devem garantir, no mínimo, os 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Se o calendário for alterado por qualquer motivo, as atividades suspensas podem ser realizadas em dias alternativos, como sábado, durante o recesso escolar ou férias.
Nesse caso, a decisão deve ser discutida pelo conselho escolar e homologada pela direção e diretoria de ensino. Cada unidade de ensino tem autonomia para definir a melhor data de reposição. O primeiro bimestre vai de 15 de fevereiro a 19 de abril.
O o segundo vai de 22 de abril a 8 de julho,o terceiro de 29 de julho a 4 de outubro e quarto de 7 de outubro a 17 de dezembro São 3.500.000 de estudantes matriculados nas 5.300 escolas estaduais das 91 Diretorias Regionais de Ensino de São Paulo.
Em Ribeirão Preto, a rede conta com 83 unidades. A cidade tem mais de 55.000 alunos matriculados, que atendem alunos dos ensinos fundamental e médio. Na área de abrangência da Diretoria Regional de Ensino são 102 escolas estaduais e mais de 63.000 alunos matriculados.
A DRE é composta por mais 13 municípios: Altinópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Luis Antônio, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul e Serrana.
Escolas municipais – A Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto ainda não definiu o calendário do ano letivo de 2024. Segundo a pasta a divulgação deverá ser feita no final de dezembro. A Rede Municipal possui 139 escolas – creches, centros de educação infantil e escolas de ensino fundamental -, e cerca e 50 mil alunos matriculados.