Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Eleitor pode emitir 2ª via do título em casa 

Eleitor também pode emitir a segunda via do documento pelo aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, que está disponível nas plataformas IOS ou Android (Marcello Casal Jr./Ag.Br. )  

Os cidadãos que necessitarem – por motivo de perda, extravio, ou inutilização – emitir a segunda via do título de eleitor, podem fazê-lo pela internet de maneira gratuita. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza este serviço em seu site. Os interessados precisam acessar a página online e selecionar a opção “Autoatendimento Eleitoral”, que fica localizada no canto superior direito da tela.

Logo depois, deve-se clicar em “Título Eleitoral” e, posteriormente, em “Imprima seu título eleitoral”. Daí, por fim, é necessário que se preencha o formulário com os dados solicitados. Além da impressão, também há a possibilidade de baixar o arquivo em formato PDF.

Caso prefira, o eleitor também pode emitir a segunda via do documento pelo aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, que está disponível nas plataformas IOS ou Android. Ao abrir a ferramenta, o usuário deve ir em “Mais Opções”, localizada na barra inferior, à direita, e, em seguida, ir em “Imprimir Título Eleitoral”.

A versão da segunda via disponibilizada nos meios eletrônicos do TSE possui um QR Code que serve para validação do documento. A Justiça Eleitoral informa que apenas os eleitores que tiverem a inscrição eleitoral regular ou suspensa poderão baixar ou acessar o e-Título.

Até dez dias antes do primeiro turno das eleições, que ocorrerá em 2 de outubro neste ano, é possível emitir a segunda via do título de eleitor. Entretanto, a Justiça Eleitoral lembra que a primeira via deste documento poderá ser tirada até 8 de maio, que é o último dia de funcionamento do cadastro eleitoral.

O cumprimento do prazo vale para jovens a partir de 16 anos que pretendem votar pela primeira vez e para o eleitor que está em situação irregular por ter deixado de votar e justificar ausência por três eleições consecutivas. Para regularizar a situação, o eleitor deve entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral e acessar as opções disponíveis.

Para checar a situação da inscrição eleitoral, basta preencher o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para tirar a primeira via do título de eleitor, os interessados podem clicar na opção título eleitoral e seguir os passos sugeridos pelo atendimento eletrônico.

No primeiro turno, que será realizado no dia 6 de outubro, os eleitores irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O segundo turno está previsto para o dia 27 do mesmo mês em municípios com mais 200 mil eleitores em que nenhum candidato a prefeito obteve votos suficientes para vencer a disputa na primeira rodada.

 

 

 

 

 

 

Postagens relacionadas

Theatro Pedro II completa 94 anos

Redação 2

Botafogo derrota Barretos pela Copa Paulista

Hugo Luque

Governo prevê implantação de 216 escolas cívico-militares até 2022

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com