O pré-candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) ao governo de São Paulo, Elvis Cezar, cumpriu agenda nesta quinta-feira, 28 de abril, em Ribeirão Preto. Em visita ao Jornal Tribuna, ele falou sobre os projetos que pretende implantar caso seja eleito para o Palácio dos Bandeirantes.
Elvis Cezar foi vereador por duas legislaturas e prefeito de Santana do Parnaíba por duas vezes – entre 2014 e 2020. Encerrou sua gestão com 88,4% de aprovação, segundo pesquisa do Instituto MAS. Também fez o seu sucessor nas últimas eleições municipais.
Na visita ao jornal, o pré-candidato estava acompanhado pelo vereador e presidente do Diretório Municipal do PDT em Ribeirão Preto, Lincoln Fernandes, pré-candidato a deputado federal nas eleições deste ano em dobradinha com a ex-reitora da USP, Suely Vilela, pré-candidata a estadual.
Entre as propostas de Elvis Cezar está uma auditoria envolvendo a tarifa de pedágio cobrada nas rodovias concedidas pelo Estado de São Paulo. Segundo o pedetista, os preços são muito altos. Como exemplo, cita o valor pago em uma viagem entre Ribeirão Preto e São Paulo: R$ 140. Explica que se for o caso, o governo deve subsidiar este serviço em benefício da população.
Na região de Ribeirão Preto são 720 quilômetros de estradas sob a responsabilidade de quatro concessionárias – Arteris ViaPaulista, Entrevias, Tebe e AB Triângulo do Sol. No ano passado, 15 prefeituras foram beneficiadas com R$ 20.757.547,52 em repasses provenientes do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS-QN) dos pedágios.
Segundo Elvis Cezar, o momento que o país e o Estado de São Paulo enfrentam devido à pandemia do coronavirus é semelhante ao enfrentado pelos países quando saem de uma guerra. Ou seja, é momento de trabalhar pela reconstrução e a retomada da economia e criar oportunidades para as pessoas – principalmente os jovens – em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Para isso, pretende criar o Programa Primeiro Emprego, disponibilizando 100 mil vagas logo no começo de seu governo. Também disse que implementará linhas de crédito efetivas que cheguem aos empreendedores pelos programas governamentais, como o Desenvolve São Paulo. O pré-candidato do PDT é autor do livro “Como tornar sua cidade a melhor do Brasil”.
Na obra ele mostra o método de gestão “Governo 360 graus” e narra protocolos criados a partir de sua gestão como prefeito de Santana do Parnaíba. Formado em Direito ele também apresenta o programa “Brasil que Faz”, na Rede TV!, todos domingos às 11h45, em que entrevista grandes nomes do empreendedorismo no país.