Por: Adalberto Luque
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) definiu a data do júri popular do aposentado Marcelo Lopes de Farias, de 66 anos, que responde pela morte de seu vizinho Hugo Rayol, de 82 anos, no dia 16 de fevereiro de 2022. O réu é acusado de atirar e matar o idoso, depois de uma discussão entre ambos.
Marcelo está preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Ribeirão Preto desde a data do homicídio. Câmeras de segurança registraram a briga que resultou na morte. Segundo apurado, os dois teriam desavenças há mais de duas décadas.
No dia do crime, os dois teriam se desentendido na Rua Vicente Oranges, Lagoinha, zona Leste de Ribeirão Preto. O vídeo mostra Marcelo indo em direção à casa de Hugo. Pouco depois ele sai e o idoso sai atrás e ameaça atacar seu vizinho.
Nas imagens, Marcelo aparece empunhando uma arma e o idoso recua. O aposentado dispara algumas vezes contra a cabeça do idoso, que não resistiu e morreu.
Data
A Justiça determinou que o júri popular seja realizado no dia 15 de janeiro de 2024 às 10h00. A audiência fica à cargo do juiz Giovani Augusto Serra Azul Guimarães. Marcelo será julgado por homicídio qualificado por motivo fútil e meio que impossibilitou a defesa.
A reportagem procurou a defesa do aposentado, mas não houve manifestação até a publicação da reportagem. Caso a defesa se manifeste, o texto será atualizado.