Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Comércio de RP projeta crescimento de 3% a 6% nas vendas para o Dia das Crianças

O Ticket médio deve variar entre R$ 200 e R$ 250; Roupas, calçados, brinquedos, celulares e jogos, serão os campeões de vendas na terceira data sazonal mais importante do calendário varejista (Reprodução)

O Comércio Varejista de Ribeirão Preto estima um crescimento médio entre 3% e 6% nas vendas para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro (quinta-feira), na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta estudo realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto), e CDL Ribeirão Preto (Câmara de Dirigentes Lojistas). O ticket médio do presente deve variar entre R$ 200 e R$ 250.

“Essa tendência pode ajudar a garantir um mês de outubro com variação positiva nas vendas do Comércio local e regional. Não podemos esquecer que ainda teremos o Haloween. Desde o começo do ano, o Varejo, de forma geral, vem numa performance abaixo da de 2022, mas ainda positiva”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Intenção de Compra

O CPV projeta que 75% dos consumidores de Ribeirão e região pretendem comprar algum presente no Dia das Crianças, em 2023. Desses, cerca de 40% pretendem gastar o mesmo valor no ano passado, 14% querem gastar menos e 33% planejam investir um pouco mais. O lado negativo é que 32% pretendem comprar presentes mesmo estando com as contas em atraso, 29% devem gastar mais do que podem e 9% devem deixar de pagar alguma conta para comprar o presente. “Esses últimos indicadores confirmam que o nível de endividamento das famílias ainda é alto, compromete o poder de compra e deixa os consumidores mais cautelosos, até porque ainda tem o Natal pela frente e o orçamento está apertado para a grande maioria dos brasileiros. Por outro lado, mostram que os adultos sempre procuram fazer algum sacrifício porque entendem que filhos, netos, sobrinhos e afilhados, ficam na expectativa de ganhar presentes e não querem decepcioná-los. Isso pesa muito no emocional e, por conseguinte, na decisão de compra para o Dia das Crianças”.

Campeões de Vendas

Os presentes que devem ter maior procura nesse Dia das Crianças são roupas, calçados, brinquedos, jogos e celulares. Outra característica que vem ganhando força nessa data são os programas em família. O CPV estima que 9 em cada 10 consumidores da cidade e região, pretendem fazer algum tipo de passeio como ir à parques públicos, eventos culturais e de lazer, restaurantes, cinemas ou viagens, entre outros. “Isso é bom porque acaba movimentando também outros setores da economia que se conectam com o Varejo”, reforça Galli.

Locais de Compras

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, em todas as capitais, mostra que 81% dos consumidores deverão fazer suas compras para o Dia das Crianças em lojas físicas, sendo que 37% alegam que devem também comprar pela internet. “A preferência do consumidor ainda é pelas lojas físicas, no entanto, o E-commerce não para de crescer. O empreendedor varejista precisa ficar atento a isso para não ficar para trás”, alerta o pesquisador.

Modalidades de pagamento

A pesquisa CNDL revela que, nesse Dia das Crianças, a maioria dos consumidores pagará os produtos à vista (78%), principalmente com PIX (40%, sobretudo entre os mais jovens), dinheiro (33%) e cartão de débito (32%). Por outro lado, 42% planejam pagar parcelado, principalmente com o cartão de crédito (37%).

“O Dia das Crianças servirá como um ‘termômetro’ para as projeções de Black Friday e Natal. Muitos optarão por gastar um pouco menos agora para poder comprar presentes melhores no fim do ano. Um outro fator que pode ajudar, é o programa ‘Desenrola’ que recolocou muitas pessoas de volta no ‘jogo do consumo’”, finaliza Galli.

Postagens relacionadas

Moagem de cana bate novo recorde

William Teodoro

Dia das Mães não vai ter “saidinha”

Redação 2

Marcas de luxo se rendem às lojas virtuais, para expandir mercado

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com