Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

CCO da RP Mobi está 90% pronto 

Obra do Centro de Controle Operacional (CCO) da RP Mobi está 90% concluída: construção está na fase final nos serviços de pintura e instalações elétricas (Guilherme Sircili)

A obra do Centro de Controle Operacional (CCO), na sede da RP Mobi, empresa que gerencia do trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, está 90% concluída. A construção segue na fase de acabamento final que inclui serviços de pintura, finalização das instalações elétricas e implantação do mobiliário interno.  
Na manhã desta sexta-feira, 2 de fevereiro, o local foi vistoriado por uma comitiva da prefeitura. Participaram da visita técnica o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), os secretários Pedro Luiz Pegoraro (Obras Públicas) e Alessandro Hirata (Casa Civil) e os diretores da RP Mobi: Marcelo Galli (superintendente) e José Mauro de Araújo (diretor de Transporte).  
 
O CCO tem 383,00 metros quadrados de área construída e vai integrar o trabalho operacional dos agentes de trânsito e os de fiscalização de transporte, ampliando o monitoramento urbano e aperfeiçoando a gestão da mobilidade nas principais vias e corredores de ônibus da cidade. 
 
Previsto para iniciar a operação em abril, o CCO recebe investimentos na ordem de R$ 2.393.533,42 por meio de recursos do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal. As obras estão sendo feitas pela Laforma Comércio e Serviço Ltda, de São Paulo. 
 
Com o CCO haverá o monitoramento online do trânsito (sistemas semafórico e de câmeras, melhoria do monitoramento do transporte coletivo) sob o auxílio de vídeo Wall com 24 TV’s/monitores de 55 polegadas, que servirão para acompanhar os corredores de ônibus 24 horas por dia; além de uma moderna plataforma de integração tipo smart city (cidade inteligente) e com mapa de georreferenciamento. 
 
Na prática, vai funcionar uma grande central de monitoramento do trânsito nos corredores do transporte coletivo urbano – principais vias de Ribeirão Preto. Na primeira etapa serão 13 câmeras pela cidade em funcionamento, totalizando 100 no final da implantação. Além disso, haverá 85 controladores de semáforos inteligentes. 
 
O Sistema Inteligente de Transporte (ITS) está sendo implantado pelo Consórcio ITS – R
ibeirão Preto, formado pelas empresas Sigma Engenharia Indústria e Comércio
Ltda, Kapsch TrafficCom Controle de Tráfego e de Transportes do Brasil Ltda e Sitran Sinalização de Trânsito Industrial Ltda, com sede em Contagem, Minas Gerais.
 
 
Uma das novidades será a possibilidade de alterar o tempo de semáforo verde nos cruzamentos com congestionamento. Ou seja, se uma das vias estiver com o fluxo maior, vai ter semáforo verde por mais tempo.  Internamente, a divisão das salas será modular, com paredes em sistema Dry Wall, o que possibilita eventuais mudanças de acordo com a necessidade de espaço de cada setor.  
 
A equipe responsável pela operação do CCO será composta por 10 operadores, de departamentos ligados à operação viária da RP Mobi. A intenção, por meio do CCO, é possibilitar a ampliação do monitoramento urbano e aperfeiçoar a gestão da mobilidade nas principais vias da cidade. 
 

Postagens relacionadas

DEIC descobre mais de 250 kg de drogas na região

Luque

Justiça manda construtora retirar acusações contra prefeitura da internet

William Teodoro

Orçamento recebe três emendas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com