Vindo de duas vitórias consecutivas, o Botafogo encara nesta sexta-feira o Guarani, no estádio Santa Cruz, a partir das 18h30. O Pantera vai para o jogo apenas cumprir tabela, já que tem chances remotas de queda e não pode mais se classificar para o mata-mata.
Em tese, a partida não tem tanto peso assim. Entretanto, algumas questões extracampo elevam a temperatura da partida. Uma delas é a situação do Bugre, que trava uma briga dura contra o rebaixamento.
Neste momento, o time campineiro estaria escapando da queda por conta do saldo de gols. Uma derrota para o Botafogo pode deixar o Bugre ainda mais perto da queda. Por se tratar de um time rival, o torcedor espera uma vitória do Tricolor.
Para este confronto o Botafogo tem vários retornos. João Carlos e Leandro Pereira, que estavam fora de combate por mais tempo voltam a ser relacionados. João deve ser titular e Leandro fica como opção no banco de reservas.
Fábio Sanches foi preservado na última partida e também está de volta. Thassio tinha uma suspeita de fratura no braço, mas é outro que está liberado e foi relacionado. Ambos devem também iniciar como opção.
O Botafogo deve ter em campo uma escalação semelhante a que venceu a Portuguesa com: João Carlos; Matheus Costa, Lucas Dias e Schappo; Wallison, Leandro Maciel, Matheus Barbosa e Jean Victor; Negueba, Alex Sandro e Douglas Baggio.
Guarani
O Bugre vem passando muita dificuldade neste Paulistão. Com apenas uma vitória em 10 jogos, o time campineiro não conseguiu embalar com Claudinei Oliveira e o risco de queda é eminente. O Bugre ainda teve 3 empates e seis derrotas.
Até aqui o time conseguiu marcar oito gols e sofreu outros 13. Na última rodada o Bugre ainda encara o Red Bull Bragantino no Brinco de Ouro.
Histórico do confronto
A história registra 102 encontros entre Botafogo e Guarani. O Bugre leva ligeiríssima vantagem. São 35 vitórias para o time de Campinas, 32 vitórias para o Pantera e outros 35 empates.
No histórico recente o Botafogo leva boa vantagem. Nos últimos quatro encontros o Tricolor venceu todos. Em 2023 foram três triunfos. 3 a 2 no Paulistão e duas vitórias por 1 a 0 na Série B.
Escalação Botafogo: João Carlos; Matheus Costa, Lucas Dias e Schappo; Wallison, Leandro Maciel, Matheus Barbosa e Jean Victor; Negueba, Alex Sandro e Douglas Baggio. Técnico: Paulo Gomes.
Escalação Guarani: Vladimir; Léo Santos, Rayan e Márcio Silva; Diogo Mateus, Anderson Leite, Camacho, Régis e Helder; Gabriel Santos e Pablo Thomaz. Técnico: Claudinei Oliveira.
Data: 01/03
Horário: 18h30
Local: Estádio Santa Cruz
Árbitro: Edina Alves Batista
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Rafael Tadeu Alves de Souza
VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral