Tribuna Ribeirão
Artigos

Adulteração de áudios e vídeos com uso de IA e o risco para o mundo empresarial 

Gustavo Alonge* 

Ano eleitoral, 2024 mal começou e as pré-campanhas de candidatos para prefeito já apontam para um cenário preocupante: o uso de Inteligência Artificial no marketing digital com a produção de conteúdo adulterado, a chamada deepfake, em que áudios e vídeos são editados e recriados artificialmente com conteúdo mentiroso e difamatório. Nesta semana, a polícia abriu investigações para apurar pelo menos três casos, no Amazonas, Rio Grande do Sul e em Sergipe. Apesar de os casos terem como finalidade a área política, ela também tem sido vista e aplicada no meio empresarial, o que requer atenção e cuidados redobrados. 

Nos casos que estão sendo investigados, o eleitor é enganado, acreditando ser o candidato o emissor de mensagens que são artificialmente criadas usando o mesmo timbre, tom e o próprio jeito de falar da pessoa, com um conteúdo que na verdade não foi dito por ela. 

É claro que esse tipo de golpe deve se repetir e se intensificar na área política, motivada pelo ano eleitoral. Mas, nas empresas não é diferente. Elas também devem tomar cuidado com esse avanço. Temos visto crescer o número de casos de golpistas que clonam foto, informações e portfólio de uma marca e dão ofertas que não existem, com o único objetivo de atrair consumidores e levarem o dinheiro. Isso tem acontecido com grandes marcas de varejo, empresas de grande alcance e de grande volume de negócios, para que o golpe tenha ainda mais capilaridade . 

O golpe que já existe há algum tempo de fato vem sendo sofisticado com o uso de Inteligência Artificial. A tecnologia permite com facilidade que uma mensagem com a voz de um influenciador ou alguém que representa a marca seja encaminhada por WhatsApp para o público, o que pode acarretar não só em prejuízos financeiros para o consumidor enganado, como também em prejuízos numa grande crise de imagem para a marca. Trata-se de um golpe que, infelizmente, ainda não se tem como prevenir ou inibir com total eficácia. 

Se, por um lado, não há recursos tecnológicos que evitem a produção de deepfake, por outro, o especialista afirma ter uma forma de conscientizar melhor seu público consumidor, mantendo sempre comunicação próxima com ele. 

É fundamental sempre comunicar os clientes e seguidores as campanhas em atividade, bem como sempre orientá-los que façam uso apenas dos canais oficiais da empresa. Isso deve acontecer com empreendimentos de todos os portes e setores, então, é muito importante que cada negócio tenha seu perfil verificado do Facebook, porque quando você compra o verificado do Facebook é preciso mandar documentação, o que se transforma numa espécie de barreira contra esse tipo de golpe. Trabalhar somente com perfis de influenciadores verificados também é importante nessa missão de inibir a criação de conteúdo mentiroso. 

Caso a empresa tenha sido vítima de golpe, a ação urgente é investir forte em se comunicar com público e se posicionar o mais breve possível, “reforçando que aquele perfil é fake, que aquela mensagem de áudio ou vídeo não é conteúdo oficial, o que ajuda a minimizar prejuízos”. 

Importante frisar que as empresas devem estar sempre com suas redes e sites atualizados e que frequentemente lembre seu público quais são seus canais oficiais, além de reforçar a questão de checar ou de verificar os perfis, de ter perfis simples de acessar, assim como perfis simples de URL também. 

Portanto, o investimento nesse tipo de cuidado é fundamental e certamente menor do que depois enfrentar verdadeiras batalhas na Justiça em busca de minimizar prejuízos financeiros e de imagem, que podem de fato causar estragos imensuráveis para a marca. 

 

*Gustavo Alonge é especialista em marketing digital e CEO da Engajatech 

 

Postagens relacionadas

No caminho da Lua 

William Teodoro

Cyro Monteiro e seu sapato novo

Redação 1

Domingo da Divina Misericórdia!

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com